segunda-feira, 30 de abril de 2012

Ideologias e políticas



Victor Nogueira 
Eu tenho procurado partilhar sem ferir nem quebrar e todos os quem temos "falado" temos tido o cuidado de respeitar os outros. Claro que não há diálogo possível com quem queira amordaçar. A tolerância e os consensos têm limites que alguns não aceitarão - quem aceitará no seu seio quem o queira roubar ou liquidar? Que consenso há entre quem viola direitos e quem os reivindica ?


Dir-se-à que há direitos conflituantes, mas aí outros critérios terão de ser utilizados para saber quais prevalecem. 


A burguesia revolucionária francesa de 1789 afirmava que só não há liberdade para os inimigos da liberdade mas a liberdade reivindicada pelos proprietários dos meios de produção/empresários era / é diferente da dos que não tinham / possuem essa propriedade e se não queriam sujeitar à escravatura e à sub-humanidade.

A condição de antigo aluno do isese não pode mascarar que na vida real sempre tivemos divisões, sempre estivemos separados. Para a maioria foi possível estabelecer consensos mínimos de convivência, para outros não. 

Ninguém aqui foi impedido de falar, de publicar. Falando e publicando, sujeita-se à crítica e à expressão da discordância, 

Foi isso que aprendi com os jesuítas. Foi isso que alguns não aprenderam

há 11 horas ·  ·  1

Sem comentários: