quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

O que é e não é o Partido Comunista Português


.
A mim parece-me errado que haja uma página que se apropria do nome "Partido Comunista Português" - embora acrescente "página não oficial" 
.
Que eu saiba o PCP não tem páginas "não oficiais" - ou é ou não é. Agora este grupo presta-se a equívocos. Os estatutos não definem o PCP como "um partido político de esquerda" (veja-se o capítulo I, onde se define o PCP, os seus objectivos, os princípios ideológicos e a sua doutrina). 

Os princípios orgânicos do PCP não se esgotam no centralismo democrático, de acordo com capítulo III, designadamente o artº 16º. Por seu lado os direitos e deveres dos militantes estão definidos no seu capítulo II, designadamente no artº 14º

Por outro lado, como já foi dito pela Catarina Casanova, é dentro do PCP que se discutem as questões que envolvem a política do partido e dos seus militantes, sem prejuízo de esclarecer quem, não sendo do PCP, pretenda ser esclarecido e debater as questões com boa fé e sem ataques pessoais sejam de quem for e para quem for. 

Para quem não sabe ou está esquecido dos Estatutos do PCP, eles estão publicados na página do PCP - a única que o compromete - 




·                    
Victor Nogueira Em tempo - em nenhuma parte dos Estatutos se define quem pode ser militante do PCP nos termos em que esta página o pretende redutoramente fazer - "O PCP abrange nos seus quadros todo o tipo de trabalhadores, que lutam pelos ideais da democracia e do Socialismo. " (contrapor o  artº 9º dos Estatutos, capítulo II)
há alguns segundos · Gosto
                      
Cidadã A  Victor Nogueira, vim aqui de peito aberto em vez de ir para outros sítios, ávidos... - fui CENSURADA.

Há horas me indigno contra a CENSURA fascista, ok?

E há SETE ANOS (quantas horas dá? que a Câmara da Moita infringe a Lei e a dignidade de trabalhadores.
.
Já nos conhecemos há muitos anos e, mais uma vez, divergimos por atitudes. Continuo a ser contra a substituição do Carlos de Sousa pela Dores Meira... (mais uma câmara a perder, a de Sete tenho direito a pensar diferente, que foi por isso que se fez Abril!

Lamento que não te indignes com a situação da Moita e a CENSURA aqui...e venhas a terreiro para escorraçar a indignação que defendes
.
Abreijo,amigo

há 16 minutos · Gosto · https://s-static.ak.facebook.com/rsrc.php/v1/yw/r/drP8vlvSl_8.gif 1

Victor Nogueira Cidadã A . Admito que este dos recibos verdes seja um problema importante para ti. Os comunistas têm os seus organismos para debaterem as questões e tomarem decisões e os trabalhadores têm também as suas organizações. Há horas que publicitas o caso dos recibos verdes na C.M. Moita. 
.
Agora, peço-te que reflictas Sem prejuízo da importância que esta questão possa ter e tem, há horas que nesta página praticamente não se fala doutro assunto, que além disso já extravasaste para outras cujo objectivo não é a política.

Não há em Portugal e na União Europeia frentes de luta que exigem a união de esforços de quem não quer aceitar a canga, a escravatura e a sub-humanidade ? 


Não sei se és ou não militante do PCP, mas em nota anterior já remeti para os Estatutos do PCP e para a sua página oficial - a única que o compromete. Um abraço
há cerca de uma hora · Gosto · https://s-static.ak.facebook.com/rsrc.php/v1/yw/r/drP8vlvSl_8.gif 4
o                   
Victor Nogueira  Cidadã A - É dentro dos organismos do PCP que contribuo para a definição da linha política do PCP, que manifesto as minhas concordâncias ou discordâncias e critico os militantes do PCP, quaisquer que eles sejam. Umas vezes dão-me razão, outras não. E naturalmente fora dele só discuto aquilo que entendo que deve ser discutido, sem prejuízo de tomar nota do que os não militantes dizem.

Por mim, Cidadã A, este assunto está encerrado na praça pública. Um abraço fraterno
há 5 minutos · Gosto
.
Cidadã A - Obrigada pelo teu apoio anti-fascista e anti censura, Victor Nogueira - lamento, mas não estamos no PCP e certos comportamentos aqui só denigrem o nome do PCP que aqui usam; se a câmara em causa fosse de outro partido outro galo cantaria e isso é deprimente, muito! Tantos lutaram, despedaçaram suas vidas, morreram, para termos liberdade e vocês não se indignam contra a CENSURA aqui feita... não os merecem!
.
Sabes de que estou arrependida? de não ter botado a boca no trombone e há muito mais tempo! A tentar evitar lutas fratricidas e é o que se vê... miséria humana!
há cerca de uma hora · Gosto
Naturalmente que a Voz do Povo Piegas não me conhece para me passar e a outros intervenientes atestados de Fascista ou anti-fascista. E a Cidadã A tem o direito de discordar de mim e doutros intervenientes, não de passar ao ataque pessoal. 

Naturalmente que tu ou mais alguém poderá passar-me os atestados que quiser, incluindo os de cobarde e medroso. Os actos e as palavras ficam com quem os pratica e profere. 

Acusas os administradores deste grupo de censura fascista, mas tens tido a liberdade de escrever o que te vai na alma. Repito, esta página não vincula o PCP. Ponto Final.
há 2 minutos · 
Gosto


 Cidadã A - Victor Nogueira, insisto: hoje, pelo menos um dos administradores, por mais do que uma vez, retirou o meu post - fui avisada por camaradas e por isso aqui voltei. Isto é CENSURA em qualquer lado, só enfia a carapuça quem quer e ponto, que não me quero zangar contigo, que devíamos era estar unidos contra a censura; agora o/ censor/a deve estar a dormir ou a fazer-se inocente ou alguem lhe puxou as orelhas, ok? 


.
Lamento, insisto, que nem a atitude da CMdaMoita e da censura aqui sejam criticadas. E estou contra ti, nisto, desculpa!







·                      
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
·                      
·                     4.189 membros
·                     275 fotos
·                     1 documento


PÁGINA NÃO-OFICIAL DO PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS (PCP)



O Partido Comunista Português ou PCP, é um partido politico de esquerda. É um partido comunista marxista-leninista e a sua organização é baseada no centralismo democratico. O partido considera-se também patriótico e internacionalista.
.
O Partido Comunista tem como base teórica o Marxismo-Leninismo, que consiste numa concepção materialista do mundo como uma ferramenta científica de análise social. Estes princípios guiam os objectivos e acções do partido, e permitem-lhe sistematicamente responder a novos desafios e realidades. O Partido orienta também os seus membros e as suas actividades no espírito do internacionalismo prolétario e cooperação entre os partidos Comunistas e as forças revolucionárias, e de solidariedade para com os trabalhadores de outros países.É um dos partidos políticos mais antigos e com mais história que ainda hoje existe e continua activo.
.
O partido foi fundado em 1921 como a secção Portuguesa do Internacional Comunista.

Os estatutos do Partido definem-no como sendo um partido político do proletariado e de todos os trabalhadores Portugueses e ainda, como sendo a vanguarda de todos os trabalhadores. Este seu papel resulta da sua natureza de classes, e da sua proximidade com o povo, ganhando assim o seu apoio.

O PCP abrange nos seus quadros todo o tipo de trabalhadores, que lutam pelos ideais da democracia e do Socialismo. Considera-se o legítimo defensor das tradições de luta e dos objectivos alcançados na história do país.



Juvenal Pedro Martins Lucas
.
Camarada
Só agora entrei no conhecimento no diferendo que penso existir entre o teu filho e um administrador desta página não oficial do Partido Comunista Português..Suponho que por motivo de ter sido anulada uma queixa sobre um eventual comportamento incorrecto da Camara Municipal da Moita, onde julgo que existe uma maioria CDU.
.
Das poucas intervenções que li, algumas sugerem-me a seguinte reflexão:
.
1º A queixa expressa neste grupo, foi feita pelo teu filho que não faz parte deste grupo.
.
2º O facto de ser teu filho e dele teres imenso orgulho, só te enobrece como mãe e deve tornar-te grata ao destino, por ter tido essa sorte. O facto de assumires, como é natural, que pensas exactamente como ele, obrigar-te-ia a seres tu a expor o problema. 
.
3º Admito que se fosses tu a reclamar, não assinalávamos esta circunstância. O parentesco, tal como a amizade, ou o amor, só em circunstâncias especiais em que esse sentimento ou relação estejam envolvidos, podem servir de argumento para evocar um direito. 
.
Neste caso particular, para facilitar, passamos a considerar-te a ti e ao teu filho no mesmo plano. 
.
4º Julgo que independentemente de ser uma página aberta, o facto de existirem administradores, a eles cabe a responsabilidade de considerarem o âmbito da matéria publicável. Repara que estou a falar de âmbito da matéria publicável, independentemente de ser ou não um aderente ou potencial aderente.
.
5º O diferendo tem origem no facto do teu filho, tal como milhares de outros trabalhadores, estar há 7 anos a trabalhar a recibo verde numa Camara Municipal, crueldade em que o sistema vigente em Portugal, é useiro e vezeiro. 
.
Por detrás da vossa indignação, julgo eu, está exclusivamente o facto de essa violência ser praticada por uma Camara CDU o que torna o facto particularmente condenável e susceptível de ser atribuível exclusivamente ao incorrecto comportamento dos elementos do Partido.
.
6º Julgo que o vosso critério resulta do facto de terem a certeza que Partido Comunista Português foi e continua a ser o mais consequente partido na defesa dos interesses dos trabalhadores. 
.
7º Por outro lado não podemos deixar de assinalar a noção que devem ter, do trunfo que involuntariamente estão a proporcionar aos nossos inimigos de classe (e adversários de esquerda) independentemente da razão que vos assista.
.
8º O nível dos palavrões e impropérios utilizados, não acrescentam nem retiram nenhuma da razão possam ter, nem justificam um incontrolável desabafo de alma. Só baixam o nível da discussão e cegam ou ensurdecem automaticamente quem as ouça ou leia e não gostem do estilo, por muito genuíno que seja.
.
Se me permitisses dava-vos um conselho. Era mais conveniente e eficaz, parar com esse tipo de agressões verbais.
.
9ºA lucidez neste caso, exige que se aproveite a ocasião e o local para denunciar situações que sendo imorais, nos ofendem a todos os que lutam contra as injustiças e prepotências. Não duvido que certamente é o vosso caso e também o nosso, que é como quem diz, de todos os aderentes a este grupo, certamente.
.
10º Sempre ouvistes dizer que o Partido é uma escola. É uma escola porque assenta na busca dos melhores caminhos. É uma escola porque faz do diálogo uma virtude essencial para questionar as melhores soluções. É uma escola para uniformizar os melhores comportamentos. É uma escola para desenvolver o sentido colectivo. É uma escola para tornar a vida mais fraterna e solidária, É uma escola onde todos aprendem a respeitar os direitos do próximo, como de si próprio se tratasse. 
.
11º E agora para colocarem a questão no razoável, definam claramente qual é o problema. Esclareçam quais as diligências que efectuaram param o resolver. Quais as respostas obtidas, seus protagonistas, nível de responsabilidade e autonomia gestionária correspondente, que permitiria outra solução.
.
12º Se foi isso que tentaram fazer e deu lugar ao que consideraram uma censura. Ponderem a justa medida em que o fizeram e se não personalizaram excessivamente a avaliação que fizeram da capacidade dos elementos do Partido interferirem na gestão dos contratados a recibo verde. Se avaliaram a possibilidade da responsabilidade de gestão da Camara não depender exclusivamente do critério dos elementos do Partido Comunista Português.
.
.13º O empenho que certamente todos nós teremos em proceder da melhor maneira, (nós, os que aqui militamos, por direito adquirido com a inscrição) em elevarmos o prestígio do Partido e defender os interesses dos trabalhadores, aproveitemos mais este espaço e a repercussão que eventualmente possa ter, para publicitar os problemas dos trabalhadores e condenar quem proceda contra os seus interesses. Da forma e o conteúdo dessa acção dependerá muito do êxito desta iniciativa e correspondente desenvolvimento da adesão de novos aderentes. 
.
14º Finalmente, O Partido Comunista Português movimenta-se num ambiente político extremamente feroz para a suas reivindicações. Como tal o comportamento dos seus militantes não pode deixar de ter em consideração o equilíbrio, sensatez e clarividência, em toda e qualquer crítica que faça á acção do Partido.
.
15º Custa-nos a acreditar, que se numa situação em que a crítica se justifica, sendo ela feita com equilíbrio e transparência, os elementos responsáveis do Partido não se preocupem em justificar o seu procedimento, de forma justa, compreensível e adequado aos interesses dos trabalhadores, razão primeira da sua existência e fundamento da sua luta.

Sem comentários: