domingo, 30 de março de 2008

Em Conversa com (9) os meus botões




* Victor Nogueira
.
(...)
.
Quanto a Papas, só gostei do João XXIII. Houve salvo erro um João Paulo I, mas esse «morreu» parece-me que a tempo de não cometer o pecado mortal de investigar ou prejudicar os negócios da Banca do Vaticano. E por rendimentos, quem controla as piedosas caixas das esmolas em «Santuários» como o de Fátima e nas igrejas e capelas por esse Mundo Fora?
.
Nas minhas deambulações visitei a Sé da Guarda. Era já a hora de fechar, mas o pároco simpaticamnete deixou-nos continuar a visita, embora cerrasse as portas enquanto com o sacristão ia recolhendo o dinheiro das esmolas. E assim acabámos por sair os quatro, o padre atravessando o terreiro ao lado do sacristão, este ajoujado e descaído ao peso dum sacão das esmolas.
.
É como organizações de benefeciência e reuperação social, onde se vendem coisas em 2ª mão. Não há escrita, não há recibos. Falo em veneráveis instituições como a Remar ou os Companheiros de Emaús. Mas poderíamos falar da IURD e similares.
.
É a Vida! Ou será antes .. a morte da Vida?
.
.
VN
.
Para «espeitar», do Correio da Manhã

Mulher roubava caixas de esmolas
Esmolas Igreja sofre com falta de dinheiro - por Secundino Braga
Fátima - Construtora entrega a chave no dia 9 - Nova Igreja custa o dobro: 80 milhões de Euros - Fátima Jordão e leitores do CM
.
.

Sem comentários: