terça-feira, 27 de dezembro de 2016

heróis e anti-heróis




mário soares cartoon de antonio

* VIctor Nogueira

1. - Mário Soares poderá ser o herói daqueles que beneficiaram com o 25 de Novembro, que pôs fim ao desejo e à construção duma sociedade verdadeiramente socialista, mais justa e fraterna.
Muita coisa ficou na Constituição de 1976, que dela e posteriormente foram retiradas em sucessivas Revisões Constitucionais do PS/PSD/CDS. Mário Soares formou Governo com o CDS, partido que votara contra a referida Constituição de 1976.
Mas essa da bandeira que teria pisado em Londres é uma mentira propalada pelo Governo de Marcelo Caetano e pela PIDE.No 25 de Abril Mário Soares era um desconhecido para a maioria dos portugueses e o PS fora fundado em 1973 na Alemanha com dinheiros da social-democracia europeia.




A colagem do PS e de Mário Soares ao PCP nos meses a seguir ao 25 de Abril deu-lhe a notoriedade que lhe permitiu trair a Revolução e enganar parte do Povo Português. Mário Soares é de facto um herói, o herói da Grande Burguesia e do Grande Capital, que a ele muito devem: Chapalimaud, Espírito Santo, Mellos, Belmiros, Soares do Santos e muitos outros.

2. - Outros factos poderiam ser realçados ou referidos, começando na CEUD em 1969 e continuando por aí adiante, incluindo o Norte a ferro e fogo e as malogradas tentativas de transferir a Assembleia Constituinte para o Porto e de sabotar os trabalhos da mesma ou a "indiferença" ao desencadear duma guerra civil e a uma eventual intervenção estrangeira pelos amigos de peito.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Passos e Sá Carneiro

* Victor Nogueira


Pois ... A narrativa da queda do Cessna está cheia de buracos negros e de vez em quando lá ressurge a tese do "atentado",  especialmente quando o PPD/PSD está envolvido nas suas guerras e guerrilhas internas e intestinais. Passes de Coelho qual (pre)vidente resolveu inovar em órgãos de "reverência".

1 dezembro 2016


Com atraso mas ainda a tempo

Este tipo é
mesmo desprezível

http://otempodascerejas2.blogspot.pt/2016/12/com-atraso-mas-ainda-tempo.html#comment-form

Mário Soares e a vergonha de Alepo

* Victor Nogueira


Que se saiba MS não se referiu a Alepo e é apenas o pretexto para atacar Assad e Putin e chorar pelos "rebeldes" de Alepo e da Síria. Porque a  "vergonha" de TS não está nas invasões do Iraque, do Líbano, da Síria perpetradas pelos EUA com ou sem Nato e ONU. "Deixaram um vazio na Síria. A Rússia, pura e simplesmente, ocupou-o." afirma TS, que de repente descobre que Portugal inteiro chora e torce por MS. Se assim é em vida, depois serão os laudatórios pelo Pai da Democracia e pelo indómito Salvador do Socialismo em Liberdade, este em que estamos desde o 25 de Novembro pela mão de Soares/PS, Sá Carneiro/PSD e Freitas/CDS, com seus herdeiros. Pelas amostras, ainda veremos MS no Panteão Nacional Teresa 


Deixaram um vazio na Síria. A Rússia, pura e simplesmente, ocupou-o.

https://www.publico.pt/2016/12/18/mundo/noticia/mario-soares-e-a-vergonha-de-alepo-1755191

domingo, 4 de dezembro de 2016

Sobre o XX Congresso do PCP


* Victor Nogueira

SOBRE O CONGRESSO DO PCP O que para esta gente [da comunicação social] é importante não são as análises e as propostas do PCP, questionando-as, eventualmente. O que é importante é a picardia, a cizânia, a truncagem, os "grandes" e bombásticos títulos ou a fulanização como "De quem se fala para substituir Jerónimo de Sousa", "Vergonha ou falta de sinceridade?", "Novo líder?", "Em busca de um secretário-geral do PCP: um problema adiado-", "Não me posso pronunciar porque não estava cá” "O PCP resiste ou está condenado a definhar?". 

A Central de intoxicação e desinformação é a mesma ! 

in Pontos nos is - Distracção ou coisa pior ? http://otempodascerejas2.blogspot.pt/2016/12/pontos-nos-is.html

Alguém comenta uma notícia por mim partilhada

Acho K o PCP é muito hermético.

E eu informo:

Pois... Também há famílias herméticas, que não discutem na Praça Pública os seus problemas e afectos, mal comparado, para alimentar as revistas cor-de-rosa e as comadres e compadres e a calhandrice nas redes sociais. Há anúncios que dizem ou diziam "É bom, é verdade, porque foi anunciado na TV".mas nem sempre o que parece é.

Mas quem ler o Avante e o Militante ou visitar o site do PCP tem lá tudo escarrapachado, com notícias e documentos, excepto telenovelas, e seria útil comparar o Avante e o site do PCP com os "jornais" oficiais do PS (Acção Socialista) e do PSD (Povo Livre) e os sites desses partidos e do CDS (que me parece nem jornal para militantes terá). 

As Teses dos Congressos e das Assembleias Distritais, Concelhias ou de Célula são amplamente discutidas durante meses em plenários de militantes expressamente convocados para o efeito.


Em cima do XX Congresso do PCP, que decorre em Almada entre esta sexta e domingo, fomos olhar para a evolução do partido para perceber se corre o risco de definhar, como outros partidos comunistas europeus, ou se os comunistas…
EXPRESSO.SAPO.PT


sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

desastre de aviação na América Latina

* Victor Nogueira

Como sempre, a "culpa" é do mexilhão. Estaria o mexilhão contratado a prazo ou a título precário, sujeito a despedimento caso proibisse o voo contra a opinião do piloto ? (seria o piloto mexilhão contratado a prazo ou a título precário, sujeito a despedimento caso se opusesse ?). Ou os verdadeiros responsáveis são em primeiríssimo lugar a proprietária do avião e em 2º lugar a Direcção do Clube de Futebol ?
..............

Funcionária fez o alerta mas, como não impediu o voo, foi afastada do cargo
PUBLICO.PT|DE LUSA

Alepo, Rui Tavares e o "Público"



* Victor Nogueira

A propósito dum artigo do "historiador" Rui Tavares sobre Alepo e a intervenção da Rússia contra o Daesh, afirmando que é errado apoiar o Imperialismo Russo, pois deste modo se tornará a UE mais dependente dos EUA. E Rui Tavares termina o seu arrazoado deste modo: 

"Posso apenas lançar um alerta a todos aqueles que de forma bem-intencionada acreditam que aceitar o imperialismo russo é uma forma de limitar o imperialismo norte-americano. Considerem a possibilidade de estar enganados: historicamente, os imperialismos conviveram bem entre si desde que consigam dividir o mundo em esferas de influências. É isso que Putin quer e que Donald Trump lhe está disposto a dar. Isso não só tornará certas regiões do Leste europeu mais sujeitas ao poderio russo como não deixará de nos tornar a nós mais vulneráveis ao poderio dos EUA. Ficaremos menos, e não mais, independentes, e só escaparemos a este destino se formos capazes de reforçar e democratizar a construção da União Europeia.

Quanto àqueles que torcem deliberadamente para que Putin leve a cabo o seu plano, direi apenas que a sua co-responsabilidade moral pelo esmagamento de Alepo não será esquecida."


A Torta Chinesa, de Henri Meyer, publicada em 16 de janeiro de 1898 no Le Petit Journal, na França.

E EU COMENTO: Os imperialismos convivem bem uns com os outros ? E eu a pensar que a Conferência de Berlim, em 1885,fora uma tentativa de várias potências capitalistas partilharem "pacificamente" África, pois a América já Monroe decidira que essa era para os "americanos" dos EUA.Como aliás anteriormente fora partilhada a Ásia em detrimento da China. .O que não impediu o deflagrar das duas grandes guerras mundiais e muitas outras larvares desde então.

OPINIÃO

Alepo e nós

Como seria se tropas da UE, sob pretexto de perseguirem terroristas do ISIS que estão noutra parte do país, tivessem decidido bombardear as posições de Assad a população de Damasco com muito mais poder do fogo do que alguma vez tivessem usado na luta contra o terrorismo?


https://www.publico.pt/2016/12/02/mundo/noticia/alepo-e-nos-1753374

domingo, 27 de novembro de 2016

Uma figura marcante

* Victor Nogueira

O inefável Cisco Assis perora salomónicamente sobre Fidel Castro, começando com elogios e terminando com ataques ao liberticida marxismo-leninismo de Che e da URSS. Pois, para ele,concluo, liberticidas não são os EUA, profundamente respeitadores dos direitos humanos, quer dentro quer fora de portas, uma sociedade paradisíaca, que em nome da Liberdade Infinita bombardeiam países que se lhes opõem, de que são exemplo as bombas nucleares  sobre um Japão derrotado, em Hiroshima e Nagasaki, recado destinado a uma URSS vencedora e  para continuar a campanha contra o bolchevismo empreendida por Hitler. Liberticidas não são os EUA, que impuseram um bloqueio económico a Cuba, tudo em nome da liberdade, da democracia e dos direitos humanos.

Os mesmíssimos EUA que com a actual UE apoiavam a "democracia orgânica" de Salazar, esse estrénuo defensor da Liberdade e baluarte da luta contra o "comunismo ateu", Talvez Cisco Assis devesse ter à cabeceira o "Canto e as Armas" ou a "Praça da Canção"  do seu agora "camarada" Manuel Alegre, que escreveu um poema intitulado "Exílio" no qual afirma que vem dizer que não tem medo, pois a verdade é mais forte que as algemas.

"Venho dizer-vos que não tenho medo
A verdade é mais forte do que as algemas,
Venho dizer-vos que não há degredo
Quando se traz a alma cheia de poemas.

Pode ser uma ilha ou uma prisão
Em qualquer lado eu estou presente,
Tomo o navio da canção
E vou direito ao coração de toda a gente."


 Podem escolher a versão musicada interpretada por Adriano ...


Letra e Música: Manuel Alegre, Luís Cília e Adriano Correia de Oliveira
Álbum: Adriano Correia de Oliveira (1967)


 ou por Luís Cilia


Canção muito divulgada mas infelizmente não na versão do seu autor aqui apresentada, inserida no seu primeiro disco "Portugal Angola - Chants de Lutte" de 1964 e reeditada no LP "Meu País" de 1970. Esta canção conheceu a sua maior divulgação quando em Portugal Adriano Correia de Oliveira a divulgou já que eram proibidos os discos de Luis Cília. Belo e simples poema de Manuel Alegre.

OPINIÃO

Uma figura marcante

27 de Novembro de 2016, 

Um pequeno documentário intitulado “PM”, da autoria de Sabá Cabrera Infante e de Orlando Jiménez Leal e produzido em 1961 em pleno processo revolucionário cubano, originou uma violenta polémica política que terminou com um celebre discurso proferido por Fidel Castro na Biblioteca Nacional. O discurso intitulava-se “Palavras aos intelectuais” e continha uma mensagem clara bem resumida naquela que se tornaria a sua frase com maior repercussão: “dentro da revolução tudo, contra a revolução nada”. Pouco tempo antes, no âmbito desse mesmo encontro, uma das maiores figuras da literatura cubana, Virgilio Piñera, havia pedido a palavra para pronunciar apenas as seguintes palavras: “quero dizer-vos que tenho medo”. Tinha razões para isso. Muitas coisas já se tinham passado desde a noite de 31 de Dezembro para 1 de Janeiro de 1959. Nessa noite o ditador Fulgêncio Batista abandonara Cuba abrindo as portas para a vinda de um grupo de jovens libertadores. (...)



continua em https://www.publico.pt/2016/11/27/mundo/noticia/uma-figura-marcante-1752785

Em Cuba do Alentejo ou entre o fanatismo e a ignorância atrevida

***
AM says:
O que eu acho lamentável é que prestem homenagem a uma terra batizada de Cuba por fanatismo dos comunas que dominam a Câmara desde o 25 de Abril! É triste um tipo chegar ali ao centro e dar com aquela estátua do Che Guevara disfarçado de Colombo, como costumava desfilar no Carnaval de Havana. Tem razão o Bispo de Beja quando apela à intervenção do Governo para que a vila volte ao seu nome original de Santa Maria da Burra!

Victor Nogueira says:
27/11/2016 às 02:33
Há o fanatismo e há a ignorância. Qualquer pesquisa pela Net esclarece que o nome de “Cuba” é anterior à tomada da povoação aos Árabes por Sancho II,XIII, derivando o nome provavelmente do termo “Caaba”, santuário sagrado de Meca. E foi esse o nome pelo qual a povoação desde então tem sido conhecida, desde a Monarquia até aos dias de hoje.


jmc says:
27/11/2016 às 13:26
Ó AM, instrua-se e leia, por exemplo, a Wikipedia.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cuba_(Portugal)

AM says:
27/11/2016 às 14:15
Eu já li a wikipédia toda (passei dois fins de semana inteirinhos nisso!. E tudo aquilo é para desconfiar. Estão feitos com os de lá de Cuba! Senão vejamos: existe alguma entrada na wickipédia sobre Santa maria da Burra? Ora! Pois aí está!

jmc says:
27/11/2016 às 14:47
Bem, e possível que seja uma conspiração. Das graúdas.

Victor Nogueira says:
28/11/2016 às 13:30
Bem, deve ser uma conspiração e censura do Google (passe a publicidade) que refere muitas “Santa Maria” mas mas nenhuma da “Burra”. Da “burra”, animal ou arca de tesouro, apenas a Pata (vinho verde), a Fonte (em Odemira), o Vale (no Pico dos Açores) e a Cortelha (Guarda), sem esquecer o culto à Senhora da Burra, no Cabo Espichel, que afinal eram pegadas de dinossauro. Também há provérbios, como p. ex. “A burra velha, cilha nova”, “Para trás mija a burra” , “Burra que geme, carga não teme”,   (1)

~~~~~~~~~~~~~

(1) «Burro velho não aprende línguas", "Burro velho não toma andadura" ."Burro velho, mais vale matá-lo que ensiná-lo", .  

Para anunciar a morte de Fidel Castro a TVI faz um "directo" de Cuba ... no Alentejo

https://aventar.eu/2016/11/26/fidel-o-alentejano/#comment-213081


Reacções à saída de António Domingues da CGD

* Victor Nogueira

Pediu Domingues um estatuto especial e se pediu quem lhe deu a ideia de que lhe seria atribuído ? Se Domingues o pediu e se verificou que tal não era política e legalmente possível, porque demorou tanto tempo a decidir sair ? Quano ao PSD/CDS e à banca privada, não esqueçamos que estes estão interessados no "abate" do banco público. Para o PSD/CDS Domingues é apenas um pretexto e arma de arremesso.



Comissão de Trabalhadores alerta que não pode haver um vazio no banco.
PUBLICO.PT|DE PÚBLICO, LUSA

sábado, 26 de novembro de 2016

Fidel Castro foi um grande…


* Victor Nogueira

Aceito e respeito a discordância ou contra-argumentação factual, posso entender o ódio (de classe), mas ler certas notícias ou as caixas de comentários do Expresso, do Observador e de blogs de direita ou mesmo dalguns alinhados com o PS é um exercício deveras incómodo. É caso para dizer, livremo-nos do "amor",  da "tolerância" , da "democracia  em liberdade"  de gente de que AZ é um exemplo.

O post num certo blog colectivo era apenas o que se segue:

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~





Fidel Castro foi um grande…

(é favor acabar a frase)

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

A minha reflexão na caixa de comentários ....




Victor Nogueira

Com este post o XXX pretende apurar até onde vão a imaginação, as frases feitas e o vocabulário da maioria dos seus leitores, conforme a saliva que pavlovamente segreguem ?

e dois exemplos de comentários de outrem




JC

Eh pá, essa é fácil! Foi um GRANDE que, mesmo depois de morto, põe a falar dele os pequenos e os infinitamente pequenos de quem ninguém fala nem falará, pois ninguém alguma vez saberá quem são, foram ou serão.
Foi um cientista que conseguiu e continua a conseguir, mesmo depois de morto, o prodígio de pôr micróbios a falar para lhe chamar nomes, o que, só por si, é um feito científico que lhe valerá, certamente, o Nobel da Biologia a título póstumo.
Foi um gajo a quem o privilégio do nascimento teria dado uma vida confortável, mas que optou pelo desconforto do mato e o risco de um tiro na mona só porque achava que os homens não nasceram para viver de joelhos, vê lá tu como era excêntrico!
Foi um homem que fez asneiras e cometeu erros, como é próprio dos homens, já que de homens precisamos e de anjos não.
Foi um daqueles homens cheios de defeitos cujas qualidades conseguem que milhões de outros homens cheios de defeitos e qualidades se orgulhem simplesmente de pertencer à espécie humana.




AZ

ò abc, vendedor está mal escrito e se vires o maltez manda-o pró caralho. o fidel foi um grande filho da puta como todos os ditadores e que todos os aprendizes de ditador veneram. não há cá contemplações para quem persegue, prende ou tortura adversários políticos e reprime a liberdade de expressão.




AZ

porra, nunca pensei haver tanto democrata a simpatizar com um ditador e é curioso serem os mesmos que apresentam disfuncionalidade orgasmica permanente quando se fala no donaldo trampas. ide pró caralho ò imbecis de merda.

sábado, 19 de novembro de 2016

a saga em torno da caixa - A Caixa, concerteza !





* Victor Nogueira

Uma triste saga cujo fim se não vislumbra ? Onde acaba a ingenuidade e começa a má-fé ? Ou vice-versa !







Secretário de Estado das Finanças desmente ter assinado acordo com administração da CGD


Ricardo Mourinho Félix falou à TSF, garantindo que houve apenas "conversas muito francas", assentes "na confiança".

https://www.publico.pt/politica/noticia/secretario-de-estado-das-financas-desmente-ter-assinado-acordo-com-administracao-da-cgd-1751784






Em período homólogo, o banco tinha registado em 2015 um lucro superior a três milhões de euros.




Lobo Xavier e as provas na Caixa: "Estou consciente do que disse"


Centeno diz que a única promessa do Governo na CGD é a recapitalização. Lobo Xavier, que falou de outros "compromissos escritos", diz estar "perfeitamente consciente do que disse".




***
CGD: prejuízos de 189,3 milhões

Estudo sobre a História da CGD in

https://www.cgd.pt/Institucional/Patrimonio-Historico-CGD/Estudos/Documents/Estudo-Historia-CGD.pdf