sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

"Os Panzers da Guarda Negra" - Mabire, Jean

* Victor Nogueira
.
.Continuo a ler o livro sobre as Waffen SS (1) Parece um romance bucólico, em que as SS fossem uns anjinhos que só começaram   a assassinar indiscriminadamente depois dos soviéticos começarem  sem qualquer razão a trucidar os SS. Ora noutros livros que li as SS liquidavam  todos os judeus, comissários políticos, comunistas e guerrilheiros, não reconhecendo aos soldados soviéticos o estatuto de prisioneiros de guerra, como sub-humanos que eram segundo as teorias eugénicas nacional-socialistas.
.
Vá lá que o autor, talvez para realçar o «valor»  das SS, considera as tropas soviéticas tão bem treinadas como aquelas e um osso duro de roer.Mas, segundo ele, a resistência soviética não se teria devido à defesa do comunismo mas sim da sua Pátria perante os invasores! Enfim ...
.
Entretanto, hoje, 26 de Fevereiro, acabei de ler "Os Panzers da Guarda Negra", obra que mais parece um romance dos que lia na adolescência, de capa e espada escritos por Paul Feval ou Alexandre Dumas, ou de piratas, como os  Sandokan, de Emílio Salgari.
 .
.
.
(1) - "Os Panzers da Guarda Negra" - Mabire, Jean - Editora Ulisseia, Lisboa s/d [1978].
.
.
.

Sem comentários: