quinta-feira, 29 de setembro de 2016

igual a si próprio, Assis baralha-se com o verbo


* Victor Nogueira

O título "A evidente e profunda assimetria entre a relação PS-BE e a PS-PCP" promete profundas divagações d'Assis mas chegando ao ponto final resta o vazio de conteúdo. Esperam-se novos desdobramentos que clarifiquem as antinomias enxergadas pelo filósofo para quem,"de resto, é cada vez mais evidente uma profunda assimetria entre a relação PS-BE e a PS-PCP, para já não falar da permanente antinomia entre as duas formações da extrema-esquerda portuguesa." depois de referir os "momentos festivos [do BE]– caso do último congresso recheado de declarações a raiar a pura orgia ideológica – que realçar o comportamento que este partido tem assumido nos últimos tempos em termos práticos, no que em tudo se distingue do Partido Comunista Português". De facto Assis como sempre, baralha.se com a verborreia

OPINIÃO

A evidente e profunda assimetria entre a relação PS-BE e a PS-PCP

Mariana Mortágua acabou por prestar um bom serviço ao PS, já que evidenciou com uma clareza cartesiana tudo o que separa em aspectos essenciais o PS e o BE.

https://www.publico.pt/politica/noticia/a-evidente-e-profunda-assimetria-entre-a-relacao-psbe-e-a-pspcp-1745533?page=-1

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

1974/1975 - do Golpe Palma Carlos ao 25 de Novembro passando pelo 28 de Setembro

* Victor Nogueira



A 1ª tentativa para liquidar o carácter progressista da Revolução de Abril ocorreu em Julho de 1974 e ficou conhecida como o Golpe Palma Carlos, com a conivência de vários partidos políticos, entre eles o PPD/Sá Carneiro e o CDS/Freitas do Amaral e do próprio Presidente da República, General Spínola, tendo como finalidade a concentração de poderes em si, a dissolução do MFA e o adiamento das eleições para a Assembleia Constituinte.





Derrotado o golpe, a componente progressista do MFA reforçou os seus poderes com a formação do II Governo Provisório, chefiado pelo General Vasco Gonçalves. Mas Spínola e as forças sociais que o apoiavam convocam para 28 de Setembro uma "manifestação da maioria silenciosa", com activa participação de parte dos oficias generais da Junta de Salvação Nacional, a que presidia. A mobilização popular fez gorar a manifestação, reforçando a componente progressista do MFA, incluindo a presidência do II Governo Provisório pelo General Vasco Gonçalves. Spínola é forçado a renunciar e em sua substituição surge o General Costa Gomes.

Contudo as forças sociais que pretendiam a inversão do processo revolucionário e a liquidação da via para o socialismo tentam mais dois golpes em 1975. O primeiro deles, chefiado pelo General Spínola, é derrotado a 11 de Março, sendo dissolvida a JSN e criado o Conselho da Revolução, levando ao acelerar das transformações sociais e ao desbloquear do processo de descolonização. A este segue-se chamado Verão Quente que pôs Portugal a ferro e fogo, desencadeado e apoiado pelas forças envolvidas no Golpe seguinte, incluindo a Igreja Católica e movimentos fascistas ou fascizantes.

O último Golpe é vitorioso e ocorre a 25 de Novembro, com a aliança das componentes de direita com dita "moderada" dos 9 e a conivência do PS/Mário Soares, PPD-PSD/Sá Carneiro e CDS/Freitas do Amaral. Contudo não logrou o que alguns dos implicados pretendiam: dissolução do PCP e seus aliados, decapitação do movimento de massas e alteração dos trabalhos da Assembleia Constituinte.

A Constituição "progressista" por ela aprovada com o voto contra do CDS foi promulgada a 2 de Abril de 1976, pelo General Costa Gomes, embora paulatinamente "desbastada" em sucessivas revisões constitucionais pela acção comjunta do PS/PPD-PSD/CDS-PP

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Temos mesmo que salvar a pureza ideológica do PS?

* Victor Nogueira


"Eles" e "elas" são aparentemente de vistas curtas, não entendem que Costa está a tentar a "quadratura do círculo" ou que haja "sol na eira e chuva no nabal", em posição de equilibrista para garantir a"sobrevivência" eleitoral  do PS, tentando "agradar a Deus e ao Diabo",  sem ferir no essencial os interesses estabelecidos pelo chamado "bloco central". "Eles" e "elas", do "gabarito" assiscaciano, "lentilhados", irmanam-se de  alma, coração  e pés juntos com os que em cada dia anunciam o"apocalipse", quando os dias são apenas de leda mansidão, de folga na tarracha  mas não de folguedo para a maioria. "Esquecido" das suas "irrevogáveis" promessas, o PSD liderado por Passes de Coelho e Montenegro lá vai votando parlamentares medidas avulsas com o PS e contra a "esquerda". Se Cristo regressasse à Terra, estaria hoje aprisionado em Guantanamo, como perigoso terrorista, por iniciativa e obra dos vendilhões do Templo.




****

27 de Setembro de 2016, 08:47

Por


Temos mesmo que salvar a pureza ideológica do PS?

O comovente movimento em defesa da pureza do PS, que se gerou nos últimos dias, nasce de uma perplexidade, se não de um susto. Parece que meia dúzia de militantes socialistas aplaudiram uma esquerdista de voz doce, o que prenuncia a pior das catástrofes, aliás já aqui desmontada, e que o governo do mesmo partido pondera aplicar um imposto sobre propriedades de luxo.

http://blogues.publico.pt/tudomenoseconomia/2016/09/27/temos-mesmo-que-salvar-a-pureza-ideologica-do-ps/

sábado, 24 de setembro de 2016

uma possível queda do Governo PS explica o frenesim de Sócrates ?

* Victor Nogueira

Terá o repentino frenesim de Sócrates e o afiar de espadas entre socialistas algo a ver com uma possível queda do governo PS colocando-se na grelha de partida para a salvação nacional-populista ? Acredita ele que o pê-ésse cresceria com ele ? E se assim fosse, que saíria duma parelha como a de Pedro e José que governaram contra a maioria dos que no passado lhes deu votos ?



O líder do PCP esteve nos Açores a lançar o programam eleitoral e a campanha da…
PUBLICO.PT

que faz correr Pepe Sócrates ?

* Victor Nogueira


SÓCRATES DESDOBRA-SE EM APARIÇÕES. ELE SÃO AS MULHERES SOCIALISTAS,ELE SÃO OS REPASTOS DE CONFRATERNIZAÇÃO E DESAGRAVO, ELE SÃO OS PÉRIPLOS PELO PAÍS QUE INCLUIRÃO A APRESENTAÇÃO DE MAIS UM LIVRO DE SUA AUTORIA ..... Onde desembocará a senda "emocionalista" e populista de Sócrates ? Que faz Sócrates correr tão desesperadamente, com tantas tribunas e altifalantes ao seu dispor, que outros arguidos muito mais influentes e verdadeiramente poderosos, mas discretos, não utilizam ?





Antigo primeiro-ministro participa num almoço de homenagem.

Antigo primeiro-ministro explicou a razão de continuar a vir a público falar do processo e diz que vai lutar contra o afastamento da vida pública que lhe quiseram impor


17h04
 


Sócrates vai lançar livro. "Não é de mexericos nem de um paranoico"

O antigo primeiro-ministro diz que obra resulta das suas reflexões dos últimos meses


Sigilo Bancário

Costa responde a Sócrates: "Respeitamos a liberdade crítica"

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

PENÚLTIMAS - passos mudou de ideias depois de ler o livro de Saraiva.


* Victor Nogueira


Passos recua e já não vai apresentar livro de Saraiva. Passos mudou de ideias depois de ler o livro de Saraiva. "Não gostaria de ficar associado" a discussão que mistura política e vida privada, disse o líder do PSD 


Para TÓTÓS, pior a emenda que o soneto.



Mikhail Gorbachev, que foi o leader duma grande potência mundial, feito o frete de extinguir a URSS, acabou por publicitar a PIZZA HUT. 


Para além de Tecnoformas e de parcerias em segredos de alcova, que mais Pero Coelho nos terá para vender, sem contar com os vinhos comercializados a granel pelo Pingo Doce, com ajuda e mãozinha da menina dos sapatos vermelhos e do grande investigador social ?







OLHÓ BLOCO CENTRAL de interesses PONDO A CABECINHA DE FORA !

OLHÓ BLOCO CENTRAL de interesses PONDO A CABECINHA DE FORA ! Dizem os jornais "PS e PSD de acordo no fim dos cortes das subvenções para os partidos. BE, CDS e PCP irão apresentar propostas para manter o regime actual."

PS e PSD de acordo no fim dos cortes das subvenções para os partidos. BE, CDS e…
PUBLICO.PT

ALCAGÓITAS OU PEANUTS, CENSURA, EXAME PRÉVIO E PIMENTA NA LINGUA ou TRATADO DOS TABÚS E DO POEIREDO



* Victor Nogueira

Liberdade, Infinda, Adorada, Infinita e Santa Liberdade. Em que se assemelham Passos Coelho e muitos dos Indignados com o livrito das alcachofras, como o Francisco ou o Daniel ? Não o terão lido "previamente", um para apresentá-lo, outros para o "censurarem".  Não teria havido assim prévio conhecimento da causa.

Santa Madre da Indignidade e da Indignação, valei-nos! Ele há Primeiros-Ministros que prometeram fazer exactamente o contrário do que fizeram depois de caçarem os votos, como Nobre Soares, Pero Coelho, Pepe Sócrates ou Paulo Portas ? "No problem."

Santa Madre da Indignidade e da Indignação, valei-nos!  Ele há fugitivos do "oásis" para não ficarem atascados no pantanal, como Guterres ou o Zé Barroso, escapando á miséria de "tanga", procurando fora de portas o pão que o Diabo amassou ? "No problem."

Santa Madre da Indignidade e da Indignação, valei-nos! Distintos Dirigentes do Pé-Ésse como António Vitorino e Maria de Lurdes Rodrigues, neste Verão de 2016, peroraram na Escola de Quadros do CDS, em companhia de Paulo Portas ? "No problem."

Santa Madre da Indignidade e da Indignação, valei-nos! Diz-se que se disse que o Pê-Esse entra em "secretas" combinações articuladas com o Bloco para este ficar no retrato ou para se atirar o barro à parede em questões melindrosas como a da fiscalidade ? "No problem."

Problema problemático é falar-se dos processos judiciais daqu' Ele cujo nome se não deve pronunciar ou do conteúdo dos segredos de alcova que o arquitecto diz querer partilhar antes de morrer, coroando com chave de ouro a abóbora, perdão, abóboda da sua serviçal carreira jornalístlca. "it's a problem".

Insondáveis são os Caminhos de Deus e a Sua Omnisciência, não vá o Diabo tecê-las. Liberdade, Infinda, Adorada, Infinita e Santa Liberdade. "it's a problem."





Mortágua e BE não apresentaram novo imposto à revelia, decisão foi acordada com o Governo

* Victor Nogueira
FOI MESMO ASSIM ? O BLOCO ESTÁ SEMPRE EM BICOS DE PÉS PARA FICAR NA FOTO ? É PIOR A EMENDA QUE O SONETO. O BLOCO É QUE ESTÁ A DAR PARA AS ESMOLAS DO PS / COSTA ? AQUI HÁ MOURA NA COSTA ?
DIZ A IMPRENSA - Mortágua e BE não apresentaram novo imposto à revelia, decisão foi acordada com o Governo
07h41 FÁBIO MONTEIRO
Anúncio de Mariana Mortágua de um novo imposto sobre património imobiliário fazia parte de uma “estratégia mediática aceite pelas duas partes”, Governo e Bloco de Esquerda, revela Pedro Filipe Soares, líder parlamentar do BE, em entrevista à TSF
Anúncio de Mariana Mortágua de um novo imposto sobre património imobiliário fazia…
EXPRESSO.SAPO.PT

"Passos recua e já não vai apresentar livro de Saraiva"



* Victor Nogueira


1. - Contrariando os dias anteriores, o de hoje está cinzentonho, tristonho, bisonho, húmidonho. Tempo de ficar em casa imaginando-me à lareira, com o bailar das chamas perante mim. Não há nada como a luminosidade, o céu azul, o tempo ameno e o sol das terras da moirama e da grande Lisboa e Setúbal  🙂
2. - "Passos recua e já não vai apresentar livro de Saraiva. Líder do PSD pediu ao autor para o "desobrigar" de ir ao lançamento. Editora cancelou a apresentação."
Ora cá temos "homem", um Passes de Coelho Por Lebre e Aqui há Gato, da escola de Paulo Portas,a dos Irrevogáveis da Honrada Palavra Dádá que Atrás Volta Não Volta. Se prometeu, então fará o contrário.
Assim, voltando ao Homem de Massamá, pensando bem, outra atitude não seria de esperar do Pinóquio Mor no Reyno da Bi-charada. E, mais uns dias, assente o foguetório, o livro do"arrquitecto" 'tará em saldo ou vendido ao quilo nas bancas das superfícies comerciais.
Mas e a sério ... Passes de Coelho não terá quem lhe garanta o futuro e lhe arranje um lugarzito pior ou melhor amanhado, de acordo com a sua mais-valia, o de porteiro numa qualquer organização internacional ou mesmo o de contínuo ou apanha-papéis na"GoldmanSaques" ?