quinta-feira, 23 de agosto de 2012

As declarações de Francisco Louçã






AS DECLARAÇÕES DE F. LOUÇÃ





Há pouco ouvi, no noticiário, o líder do BE declarar, entre outras coisas, o seguinte: 

“Decidi que na próxima Convenção, no termo do meu mandato como porta-voz do Bloco, não me recandidatarei a esa função..."; "É tempo de uma renovação...e sugiro uma liderança bicéfala em que a nova representação do Bloco seja assegurada por um homem e uma mulher".

(...)


___________

águia bicéfala




 águia do império russo

 

serpente bicéfala


biface, da idade da pedra lascada

  • Outra perspectiva de abordagem é que sendo tão democrático, o seu líder, repito, o seu líder, diga, majestaticamente:

    “Decidi que na próxima Convenção, no termo do meu mandato como porta-voz do Bloco, não me recandidatarei a essa função...";

    para em seguida, sugerir, majestaticamente:

    "É tempo de uma renovação...e sugiro uma liderança bicéfala em que a nova representação do Bloco seja assegurada por um homem e uma mulher".

    ELE não debate previamente no colectivo, que aceitaria ou não as suas razões. ELE, o iluminado, diz ao colectivo e publicita para que não restem dúvidas que ... blá, blá







  • Victor Nogueira Eu não sei bem o que ideologicamente é o Bloco, com ex-trotskistas, ex-estalinistas-maoístas e ex-marxistas-leninistas,que antes de serem "ex-" teriam uma matriz comum - Marx/Engels. Mas leio, no jornal de reverência que é o Público, aquilo que Louçã escreveu no FaceBook:



    " Explicou que uma liderança bicéfala é mais indicativa do trabalho colectivo e, ao contemplar um homem e uma mulher, representa “a sociedade tal como ela é no século XXI”.



    Qual luta de classes, qual dicotomia proprietários/não proprietários dos meios de produção, qual dicotomia exploradores/explorados. Contra a liderança majestática, a liderança colectiva ? Não.



    A liderança bicéfala é a mais indicativa ... da colegialidade ou colectivismo. Uma nova teoria política - Homem+mulher. Não é uma solução fracturante, mas simpática, desde que a luta de classes não seja substituída pela ... guerra dos sexos ?



    Indubitavelmente, sempre segundo o jornal de reverência, trata-se duma nova teoria política sem o ranço marxista, vade retro, com inquestionável cheiro de modernidade empolgante, sem ser ao som dos tambores a rufarem e as balas a silvarem ou da "Internacional", uma solução inovadora sem o "Avante, Camarada"!, como se deduziria do seguinte naco de luminosidade.


    "Louçã estará assim, na opinião de alguns, a aproveitar a saída para “jogar o seu peso político, convencer indecisos e os que ainda não analisaram a questão”. Mas não só. Apostar numa solução inovadora de liderança, à semelhança do partido de esquerda alemão Die Link, é visto como um sinal de modernidade que entusiasma vários sectores. "

    Será isto sinal dum neo despotismo iluminado ou a reincarnação do "Grande Timoneiro" ou do "Educador do Povo" ... do Bloco?

    E tudo isto para quê, ainda segundo o "Público" (passe a publicidade não paga) segundo Semedo, Pedro Soares e Marisa Monte ? 

    Para "Formar um Governo que corresponderia a “um mapa político reconfigurado, desde logo no campo do PS” e com a “disponibilidade unitária do PCP” e de “um novo protagonismo popular”. Como? Com a renegociação da dívida à cabeça, o Estado Social, um novo sistema fiscal e a nacionalização da banca."

    Keynes em todo seu esplendor para tentar salvar o "capitalismo" com um novo protagonismo popular, não de rua, mas de rede social, que não cansa nem faz suar! Sem Avante mas com o Público de Belmiro. 

    E se o PCP esse fóssil marxista-leninista" não aceitar? Que se lixe o PCP mais os velhos "protagonismos populares" como os do Palácio de Inverno ou do Movimento dos Sem Terra, sem "jacquerie" e "sans culotte" ?

    19/8 às 23:22 ·  · 1


  • Victor Nogueira  



    Em tempo - Nos bancos da escola sempre ouvi dizer que Portugal estava na Europa e os mapas mostravam-no. E confesso que fiquei algo confuso quando Só-Ares e esCavaco vieram dizer que apenas com eles é que Portugal entraria de facto na ... Europa, connosco, diziam eles.


    Teria sido até aí Portugal um naco da Atlântida? Não sei, mas o líder do Bloco baralhou-me de novo, se disse o que dizem que disse, mas de facto escreveu no Facebook.  Rememoremos:




    " Explicou que uma liderança bicéfala é mais indicativa do trabalho colectivo e, ao contemplar um homem e uma mulher, representa “a sociedade tal como ela é no século XXI”."


    Como seria a sociedade anterior ao século XXI? Assexuada? Angélica? Hermafrodita? 



    E voltando às propostas governamentais do Governo Syrizante. A única solução proposta é a da nacionalização da ... Banca. E depois ... teríamos outro BPN/BIC ? 



    Descansem Amorins, Belmiros, Soares dos Santos e Família, a vós ninguém tocará salvo pela via da fiscalidade ? E continuariam privados os sectores estratégicos da Economia Portuguesa ? Perguntar ofende ?

    19/8 às 23:45 ·  · 1


    Loução - Dicionário Online de Português

    Significado de Loução

    adj. Garrido, enfeitado, ataviado.
    Galante, gentil, vistoso, gracioso.
    Formoso, belo, agradável à vista: fisionomia fresca e louçã.
    Feminino de Loução
    louçã

    Definição de Loução

    Classe gramatical de loução: Adjetivo
    Separação das sílabas de loução: lou-ção
    Plural de loução: louçõeslouçãs
    Rimas com loução
    • benção
    • menção
    • porção
    • elação
    • canção
    • adição
    • função
    • oração
    • tenção
    • feição
    • emoção
    • exoneração
    • implantação
    • redenção
    • apresentação
    • explicação
    • suposição
    • indução

1 comentário:

Manuela Vieira da Silva disse...

Com bom sentido de humor se dizem as verdades.
Eu acho que o Loução se está a preparar para as presidenciais, e a bicefalia é uma «inovação» mesmo, até parece que as mulheres precisam dos homens para se afirmarem. Não tarda, todos os partidos vão ser bicéfalos. A guerra dos sexos vai agora começar.
Gostei de tudo.
Um grande abraço, amigo Victor. Manuela Silva