terça-feira, 20 de abril de 2010

Pensando com os meus botões



*  Victor Nogueira
.
1 de dezembro de 1640 Restauração da Independência  - 1º Dezembro 2009 Entra em vigor o famigerado  Tratado de Lisboa consumando-se a alienação da soberania nacional e o desmantelamento do Estado e da Economia Portuguesas.

Com o breve intervalo entre Abril de 1974 e Novembro de 1975 a corrupção alastra sem máscaras, quase tudo esá à venda no mercado do capital. Ao pé da fauna actual, Shylock  e Fausto  são angélicos aprendizes de feiticeiro !

Os processos sucedem-se, desde a Casa Pia até à Face Oculta, desde o Apito Dourado até quejandos, enquanto se modificam as leis penais e se torna inacessível ao comum dos mortais o acesso à justiça, cada vez mais desautorizada e cheia de alçapões por onde escapam  mandantes e capatazes, incluindo os bois e as gâlas.
.
As populações raianas, abandonadas pelo mercantilismo dominante, voltam-se para Castela, apesar de os ventos de lá serem também maus, cheios de cinza como se fossem de vulcões islandeses ou quebrados como helénicos deuses pulvurentos. Finalmente e depois de  duas guerras mundiais a Alemanha renasce das cinzas graças ao Plano Marshall e decide quem é quem, destruindo o seu criador.
.
No Correio da Manhã, nas suas crónicas semanais, o inefável Emídio Rangel, o capachinho, tal como o seu irmão gémeo, o Tal Vi-Tal Moreira, no «Público, defendem o PS e Sócrates como se duas lobas ferozes fossem defendendo não a sua cria mas sim o seu capataz. Um dia destes o Emídio circense e do berbequim arromba portas descobre uma «Saraivada infame» contra Pepe Sócrates esquecendo a operação nado-morto, de Santana Lopes/Paulo Portas, intermezzo entre a fuga de Durão Barroso, ex Pinta Paredes, e a entrada fulgurante de Pepe Rápido, numa encenação do Padre Williams.

Que faz correr o homem das coisas do Circo? Durão está na União Europeia, Guterres e Sampaio na ONU, Vital no Parlamento Europeu! Que esperam  Pepe Emídio? Sim, que parafraseando a sabedoria popular, «cá se fazem cá se pagam».

Quem anda com Passos perdidos são os súciais democratas ex populares e exímios populistas: o circo está montado e enquanto a prima donna e seus compéres cumprirem o papel, mais nenhum actor sobe à boca de cena, vagueando os candidatos pelos bastidores à espera duma deixa !

It's all the Show Business
.
.

Sem comentários: