domingo, 27 de novembro de 2016

Em Cuba do Alentejo ou entre o fanatismo e a ignorância atrevida

***
AM says:
O que eu acho lamentável é que prestem homenagem a uma terra batizada de Cuba por fanatismo dos comunas que dominam a Câmara desde o 25 de Abril! É triste um tipo chegar ali ao centro e dar com aquela estátua do Che Guevara disfarçado de Colombo, como costumava desfilar no Carnaval de Havana. Tem razão o Bispo de Beja quando apela à intervenção do Governo para que a vila volte ao seu nome original de Santa Maria da Burra!

Victor Nogueira says:
27/11/2016 às 02:33
Há o fanatismo e há a ignorância. Qualquer pesquisa pela Net esclarece que o nome de “Cuba” é anterior à tomada da povoação aos Árabes por Sancho II,XIII, derivando o nome provavelmente do termo “Caaba”, santuário sagrado de Meca. E foi esse o nome pelo qual a povoação desde então tem sido conhecida, desde a Monarquia até aos dias de hoje.


jmc says:
27/11/2016 às 13:26
Ó AM, instrua-se e leia, por exemplo, a Wikipedia.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cuba_(Portugal)

AM says:
27/11/2016 às 14:15
Eu já li a wikipédia toda (passei dois fins de semana inteirinhos nisso!. E tudo aquilo é para desconfiar. Estão feitos com os de lá de Cuba! Senão vejamos: existe alguma entrada na wickipédia sobre Santa maria da Burra? Ora! Pois aí está!

jmc says:
27/11/2016 às 14:47
Bem, e possível que seja uma conspiração. Das graúdas.

Victor Nogueira says:
28/11/2016 às 13:30
Bem, deve ser uma conspiração e censura do Google (passe a publicidade) que refere muitas “Santa Maria” mas mas nenhuma da “Burra”. Da “burra”, animal ou arca de tesouro, apenas a Pata (vinho verde), a Fonte (em Odemira), o Vale (no Pico dos Açores) e a Cortelha (Guarda), sem esquecer o culto à Senhora da Burra, no Cabo Espichel, que afinal eram pegadas de dinossauro. Também há provérbios, como p. ex. “A burra velha, cilha nova”, “Para trás mija a burra” , “Burra que geme, carga não teme”,   (1)

~~~~~~~~~~~~~

(1) «Burro velho não aprende línguas", "Burro velho não toma andadura" ."Burro velho, mais vale matá-lo que ensiná-lo", .  

Para anunciar a morte de Fidel Castro a TVI faz um "directo" de Cuba ... no Alentejo

https://aventar.eu/2016/11/26/fidel-o-alentejano/#comment-213081


Sem comentários: