quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Mais uma de Só-Ares e os "Manifestus"




 ·  ·  ·  · há 13 horas

  • Gloria Oliveira gosta disto.

    • Victor Nogueira Mário Só-Ares? O que confessou em alentada entrevista a Maia João Avilez que defendera o socialismo nas 1ªs eleições legislativas pk doutro modo não teria votos? Tudo defendia então o socialismo, incluindo PS(D)CDS. Depois, ganhas as eleições Soares arrumou o socialismo na gaveta, aferrolhado a sete chaves, donde PS(D)CDS nunca mais o tiraram ! Só-Ares, o avô da contra-revolução, o do amigo americano Carlucci da CIA, seguido do filhote esCavaco e Guterres mais os seus aplicados discípulos como o cherne Durão menino rabino ex-pinta paredes mais os frangos de aviário sócretino e passes de coelho? "aja" vergonha, que é algo que Só-Ares nunca teve !
      há alguns segundos 





      • Ana M. Aguilar Essa é que nao, por mais cansada que esteja ( e estou mesmo.. ) nao posso deixar passar . Ou ha memoria selectiva ou falta dela ou a idade nao chega para saber o que é bom que se saiba Victor Nogueira, nao fora a coragem de Mario Soares e nem este Portugal com uns restos de democracia teríamos tido , a menos que preferisse um totalitarismo ao estilo da URSS pois era isso que estava na mó de cima , com a CIA á espreita.. Ler so umas palavras de uma entrevista nao adianta nada, antes pelo contrario está a induzi-lo em erro e eu ja nao tenho mais tempo, mas acredite que lhe devemos muito , mesmo muito e nao , nao sou nem nunca fui do PS nem , aliás de partido nenhum .
        há 4 horas ·  ·  1

      • Victor Nogueira Ana - Está enganada Não li "apressadamente e descontextualizadas" umas palavras duma entrevista mas sim dois dos 3 alentados volumes duma entrevista auto-laudatória que Mário Soares deu a Maria João Avillez nos idos de 1995 (cerca de 500 páginas por volume). 

        Li as 728 páginas do Portugal Amordaçado, da autoria de Soares, publicado em Outubro de 1974 pela extinta Editora Arcádia. Li o livro de Rui Mateus "Contos Proibidos - Memórias de um PS Desconhecido", que possuo na minha biblioteca, desaparecido do mercado mas disponível na Internet. 

        E segui toda a carreira política de Mário Soares (e não só) desde os idos de 1969: entrevistas, afirmações e contradições. 

        E li Costa Gomes, tb num volumoso volume, onde afirma que Bejnhev não apoiaria a tomada do poder pelo PCP - algo inviável pois haveria uma intervenção da NATO. E o PCP sabia-lo, sabia da formatação das consciências, a norte de Rio Maior, com apoio da Igreja Católica e em todo o país pelo PS. 

        O que o PCP pretendeu foi que ficassem inscritas na Constituição uma democracia a todos os níveis - social, económica, cultural e política. E tal era a sanha do PS(D)CDS contra a Constituição que fora aprovada apenas com os votos contra do CDS que Costa Gomes foi propositadamente à Assembleia da República em 1976 promulgá-la. 

        Estou de acordo consigo: devemos muito a Mário Soares - o estado súcial a que isto chegou, com ministros e autarcas do PS(D)CDS envoltos em corrupção, (simples mandaretes do grande capital nacional e transnacional), uma minoria a serem julgados, o desmantelamento da estrutura produtiva da economia, o crescente deficit da balança comercial, os lucros obscenos da banca usurária e das grandes superfícies comerciais, o desemprego, o retorno da fome, da miséria, das casas de penhores, o desmantelamento do Serviço Nacional de Saúde, do Sistema de Segurança Social, a negação de direitos inscritos na Declaração Universal dos Direitos do Homem adoptada pela ONU (saúde, velhice com dignidade, proteção da infância, habitação, trabalho, educação e os que verá aqui em Direitos Humanos na nethttp://www.dhnet.org.br/direitos/index.html
        ) Sem mais comentários da minha parte. É que saber implica humildade, estudo, esforço ! E cansa !
        há 5 minutos · 


      • Victor Nogueira Sim, Joaquim Nogueira. Mas pelos vistos há muita gente que tem a memória curta, no mínimo todos aqueles que têm votado PS(D)CDS ou se abstiveram, ou votaram nulo ou branco, deitando às "urtigas " tudo o que foi conquistado entre 25 Abril 1974 e 23 Julho1976, qd o PS/Mario Soares, após uma monumental trafulhice formou Governo, tal como todos os Governos PS(D)CDS/PPM que se lhe seguiram com o voto maioritário simples ou absoluto dos eleitores. Sócrates/PS Passes de Coelho/PSD/CDS prometeram nas campanhas eleitorais o brutal roubo e expolição que fazem aos trabalhadores, aos reformados e às populações em nome da crise da banca da usura roubam, agora descaradamente, com o economista de aviário que se seguiu ao engenheiro do inglês técnico e dos mamarrachos da "Covilã"?
        há alguns segundos · 



      • Isabel Silva E Mário Soares esteve repimpadamente exilado sem nunca lhe terem tocado no património que cá tinha. Bem ao contrário do que se passou após o 25 de abril.
        há 20 minutos · 

      • Victor Nogueira Desculpe Isabel - A memória curta é a minha ou a da Ana Aguilar? O regabofe iniciou-se com Mário Soares/PS, aprofundou-se brutalmente com Cavaco/PSD e continuou alegremente com Guterres/Barroso/Sócrates/Passes de Coelho/Portas
        há alguns segundos · 
        • Isabel Silva A memória é curta nas pessoas que comparam ESTE GOVERNO E PPC aos anteriores. Não encontra diferenças substanciais? Para melhor claro!
          há 3 horas · 

        • Joao Costa Melo 
          Mário Soares, Emaudio, Jamba, Fundação Mário Soares, defesa incondicional do corrupto Sócrates, apetite voraz pelo poder, etc,etc….

          Em Março de 1988, o representante da Weidleplan em Portugal, António Strecht Monteiro, contacta o socialista Rui Mateus e propõe-lhe um negócio. Mateus é o homem forte da Emaudio, uma empresa constituída após a eleição de Mário Soares como Presidente da República e com objectivos na área da comunicação social. Segundo o próprio Mateus escreve no livro "Contos Proibidos - Memórias de um PS Desconhecido", a Emaudio conta "com muitas dezenas de milhares de contos ?oferecidos? por Maxwell [Robert Maxwell, magnata da comunicação social] e uma importante contribuição de uma empresa próxima de Almeida Santos". Os alemães pretendem ficar como consultores do novo aeroporto internacional da região, mas não conhecem o governador Melancia, ao contrário de Rui Mateus, que até é seu colega na Emaudio. Mateus fala com os outros sócios (Menano do Amaral e Tito de Morais) e aceita fazer a apresentação entre Melancia e a Weidleplan. É assim que Strecht Monteiro e um empresário alemão, Peter Beier, acabam a conversar com Carlos Melancia na Missão de Macau, em Lisboa. Depois de se despedirem do governador, o grupo festeja no sofisticado restaurante Gambrinus.



          No início de 1989, a empresa de consultadoria concorre para ganhar o contrato na construção do aeroporto. Nas semanas seguintes, Beier e Strecht Monteiro vão a Macau e conversam com o secretário-adjunto para os grandes empreendimentos, Luís Vasconcelos. "É verdade que os senhores Peter Beier e António Strecht Monteiro, representando a empresa alemã Weidleplan Consulting, estiveram por mais de uma vez em Macau, preparando a entrada daquela empresa no concurso", confirmou Vasconcelos em 1989. Os alemães estão satisfeitos e decidem transferir 606 mil marcos para a conta de Strecht Monteiro, para que ele os entregue à Emaudio.



          Ao longo do mês, a Weidlplan percebe que a vitória no concurso lhe está a escapar. Começa a exigir a Strecht Monteiro que pressione os amigos portugueses, mas eles, entretanto, zangaram-se com Melancia e já não exercem qualquer influência sobre o governador. A 12 de Maio, a Weidleplan é desclassificada do concurso e decide reaver o dinheiro. Envia o fax sem obter qualquer resposta. Embora Mário Soares sempre o tenha desmentido, Rui Mateus escreve: "[Almeida Santos] disse-me que Strecht Monteiro lhe tinha entregado uma cópia em mão e que dela dera imediatamente conta ao Mário." 

          Nessa altura, como admite em "Contos Proibidos", Mateus estava descontente com a situação na Emaudio e, "em Fevereiro de 1990, num acto desesperado," passa o fax ao jornal "O Independente", que o publica a 16 de Fevereiro. A partir deste momento, começam as dúvidas. As autoridades alemãs conseguiram provar que o fax foi enviado da sede da Weidleplan, mas nunca se descobriu o seu autor. A 16 de Maio, a Polícia Judiciária entrou na sede da Emaudio, surpreendeu Rui Mateus com um mandado de busca e encontrou provas do pagamento feito pela Weidleplan - por isso nunca se percebeu porque é que o montante foi exigido a Carlos Melancia. Em 1993, Melancia foi absolvido da acusação de corrupção activa, Mateus e os colegas da Emaudio foram condenados. A absolvição é confirmada nove anos depois, pelo Supremo Tribunal de Justiça, mas Carlos Melancia demitiu-se em 1989 e nunca mais ocupou um cargo público. Dedicou-se ao negócio hoteleiro e tem hoje 82 anos.

          Anos antes, durante o julgamento, e depois de prestar declarações na Procuradoria-Geral da República, Strecht Monteiro foi agredido à porta de casa. Depois, a residência foi assaltada e desapareceram documentos relacionados com o processo. Nunca foram encontrados.

          Em Março de 1988, o representante da Weidleplan em Portugal, António Strecht Monteiro, contacta o socialista Rui Mateus e propõe-lhe um negócio. Mateus é o homem forte da Emaudio, uma empresa constituída após a eleição de Mário Soares como Presidente da República e com objectivos na área da comunicação social. Segundo o próprio Mateus escreve no livro "Contos Proibidos - Memórias de um PS Desconhecido", a Emaudio conta "com muitas dezenas de milhares de contos ?oferecidos? por Maxwell [Robert Maxwell, magnata da comunicação social] e uma importante contribuição de uma empresa próxima de Almeida Santos". Os alemães pretendem ficar como consultores do novo aeroporto internacional da região, mas não conhecem o governador Melancia, ao contrário de Rui Mateus, que até é seu colega na Emaudio. Mateus fala com os outros sócios (Menano do Amaral e Tito de Morais) e aceita fazer a apresentação entre Melancia e a Weidleplan. É assim que Strecht Monteiro e um empresário alemão, Peter Beier, acabam a conversar com Carlos Melancia na Missão de Macau, em Lisboa. Depois de se despedirem do governador, o grupo festeja no sofisticado restaurante Gambrinus.

          No início de 1989, a empresa de consultadoria concorre para ganhar o contrato na construção do aeroporto. Nas semanas seguintes, Beier e Strecht Monteiro vão a Macau e conversam com o secretário-adjunto para os grandes empreendimentos, Luís Vasconcelos. "É verdade que os senhores Peter Beier e António Strecht Monteiro, representando a empresa alemã Weidleplan Consulting, estiveram por mais de uma vez em Macau, preparando a entrada daquela empresa no concurso", confirmou Vasconcelos em 1989. Os alemães estão satisfeitos e decidem transferir 606 mil marcos para a conta de Strecht Monteiro, para que ele os entregue à Emaudio.

          Ao longo do mês, a Weidlplan percebe que a vitória no concurso lhe está a escapar. Começa a exigir a Strecht Monteiro que pressione os amigos portugueses, mas eles, entretanto, zangaram-se com Melancia e já não exercem qualquer influência sobre o governador. A 12 de Maio, a Weidleplan é desclassificada do concurso e decide reaver o dinheiro. Envia o fax sem obter qualquer resposta. Embora Mário Soares sempre o tenha desmentido, Rui Mateus escreve: "[Almeida Santos] disse-me que Strecht Monteiro lhe tinha entregado uma cópia em mão e que dela dera imediatamente conta ao Mário." 

          Nessa altura, como admite em "Contos Proibidos", Mateus estava descontente com a situação na Emaudio e, "em Fevereiro de 1990, num acto desesperado," passa o fax ao jornal "O Independente", que o publica a 16 de Fevereiro. A partir deste momento, começam as dúvidas. As autoridades alemãs conseguiram provar que o fax foi enviado da sede da Weidleplan, mas nunca se descobriu o seu autor. A 16 de Maio, a Polícia Judiciária entrou na sede da Emaudio, surpreendeu Rui Mateus com um mandado de busca e encontrou provas do pagamento feito pela Weidleplan - por isso nunca se percebeu porque é que o montante foi exigido a Carlos Melancia. Em 1993, Melancia foi absolvido da acusação de corrupção activa, Mateus e os colegas da Emaudio foram condenados. A absolvição é confirmada nove anos depois, pelo Supremo Tribunal de Justiça, mas Carlos Melancia demitiu-se em 1989 e nunca mais ocupou um cargo público. Dedicou-se ao negócio hoteleiro e tem hoje 82 anos.

          Anos antes, durante o julgamento, e depois de prestar declarações na Procuradoria-Geral da República, Strecht Monteiro foi agredido à porta de casa. Depois, a residência foi assaltada e desapareceram documentos relacionados com o processo. Nunca foram encontrados.
          incondicio incondicional

          há 3 horas ·  ·  2


        • Francisco Goncalves Mais um novo rumo socialista? Eu passo!
          há 3 horas ·  ·  3


        • Joao Costa Melo 
          O problema é o sistema, e o sistema são todos os políticos (sindicalistas, deputados, administradores públicos) e os representantes do grande capital completamente desprovidos de ética social ou empresarial, veja-se o exemplo da SONAE que paga os seus impostos no estrangeiro. O sistema actual tudo permite, permite até que uma geração inteira (a dos 20 e tal) não tenha direito a existir, a ter trabalho, a conStituir família…a sonhar e isto é absolutamente trágico! Foi a direita lacaia, comprada e corrompida pelo grande capital que acabou com o mundo. QUEM MANDA NO MUNDO NA ACTUALIDADE É O CAPITAL PRIVADO, AS GRANDES CORPORAÇÕES , AS GRANDES MULTINACIONAIS, AS AGÊNCIAS DE RATING, OS GRANDES ESCRITÓRIOS DE ADVOGADOS, OS GRUPOS DE LOBBY,ETC . Perdemos os próximos 20 anos ou talvez mais, vamos todos ter muitas saudades do muro de Berlim, que apesar de todos os males era o único freio nos dentes vorazes do capitalismo selvagem que nada respeita nem nada entende. Tem que se recentrar o mundo em torno da única coisa que conta…AS PESSOAS!
          há 3 horas ·  ·  1


        • Lucinda Reizinho Este senhor deveria ter calado, por VERGONHA!
          há 2 horas · 


        • Manuel Caetano Há uma coisa que ele não fala. Está caladinho. O dinheiro que já meteu ao bolso e continua a meter.
          há 2 horas ·  ·  1

        • Victor Nogueira 
          Isabel - Passes de Coelho/PSD melhor que PS/Sócrates? Para os trabalhadores, para os reformados, para a generalidade da população a minha resposta é "não". Ambos, com ou sem a muleta do CDS “atacam" o outro enquanto estão na “oposição”, prometem nas campanhas eleitorais fazer o contrário e depois, com desculpas mais ou menos esfarrapadas, executam a mesma política do anterior: destruição da estrutura produtiva da economia portuguesa, alienação de sectores estratégicos da economia, enfeudamento crescente ao capital financeiro e alienação da soberania nacional, retirada de direitos essenciais plasmados na Carta dos Direitos Humanos da ONU. Note-se que o PS foi fundado na RF Alemã em 1973 beneficiando do apoio não da URSS e do PCUS mas sim da social democracia e da democracia cristã, desta sendo de destacar a Fundação Konrad Adenauer. http://iscte.academia.edu/AnaMonicaFonseca/Papers/430736/O_Apoio_Internacional_durante_a_transicao_portuguesa_para_a_Democracia_o_caso_da_RFA

          PS/Soares e PSD/Cavaco são responsáveis pela adesão à União Europeia e seu projecto federalista. Foi com Cavaco/PSD que se agravou a política de desmantelamento da estrutura produtiva da economia, de ascensão da Banca Privada (de que são exemplos visíveis o BPN e o BPP), da política de degradação do ensino público com proliferação de Universidades de lápis e papel, formando diplomados para o desemprego, a maioria embolsando grandes lucros e simultaneamente envoltas em corrupção, do novo-riquismo fraudulento que gerou enormes fortunas fugitivas aos impostos, podendo referir-se Armando Vara, Dias Loureiro, Isaltino Morais, Duarte Lima, Narciso Miranda, Fátima Felgueiras, Oliveira e Costa, José Penedos, Miguel Relvas, José Sócrates, Ferreira do Amaral (negociata da Luso-Ponte) …

          Foi com Cavaco que se iniciou o regabofe dos Fundos Comunitários desbaratados em formação profissional fraudulenta, abate da frota pesqueira e destruição da agricultura, política de auto-estradas, “elefantes” brancos, estádios de futebol, tudo em benefício das grandes empresas de construção civil e obras públicas, crescimento exponencial do deficit da balança comercial …



          iscte.academia.edu

          This article analyzes the international dimension of Portuguese transition to democracy, in particular the role played by the West German Social-Democratic Party (SPD) and the Friedrich Ebert Foundation (FES). These two organizations, both at the
          há 4 minutos ·  ·  

        • Elisabete Santos Os políticos que nos governam limitam-se a ser paus-mandados de alguns manda-chuva que não dão a cara. Esta é a grande verdade que poucos conhecem.
          há cerca de um minuto ·  ·  1

        • Manuel Caetano Eu não sou apologista da censura mas sinceramente não me escandalizaria se se proibisse em todos os grupos a inclusão de fotos de toda a escumalha política. Quanto mais não fosse por uma questão de bom gosto. Lol
          há cerca de um minuto · 








nbn

Sem comentários: