terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Arjun Appadurai: um discurso conservador

* Victor Nogueira


Um discurso conservador, apologético da economia financeira de casino, estilo TINA, isto é, não há alternativa ao capitalismo: no futuro seremos todos "especuladores" financeiros, mais ou menos especialistas em "derivados" e "lixo" financeiro tóxico, que segundo o entrevistado é o único que agora e no futuro cria riqueza.



Barack Obama era, para muitos brancos americanos, o símbolo de tudo o que achavam que tinham perdido, diz o antropólogo indiano Arjun Appadurai. E o que Donald Trump veio prometer-lhes foi que a América vai ser “grande outra vez” – e eles também.
PUBLICO.PT|DE ALEXANDRA PRADO COELHO, RUI GAUDÊNCIO

***

Até parece que os brancos americanos não têm direito a sentir os EUA como o seu país. Obviamente que foram os WASP (White, Anglo-Saxon and Protestant) quem fez dos EUA po que são.


  1. Victor Nogueira
      
    Bem, quem trabalhava no sul nas herdades eram os escravos negros e muitos negros desde sempre trabalharam na economia, nas fábricas, nos serviços ... Sem esquecer muitos chineses a quem por exemplo se deve a linha férrea que uniu o Pacífico ao Atlântico. A esmagadora maioria, tal como a legião de brancos pobres, super-explorados apesar do mito do self made man ao alcance da mão e do esforço individual.


  2. Victor Nogueira
      
    EM TEMPO - Os WASP não existiam na América do Norte e do Sul. Até aos séculos XVI e XVII os únicos e verdadeiros habitantes eram os ameríndios, que no território dos EUA foram vítimas dum autêntico genocídio, os sobreviventes "acantonados" nas reservas.

Sem comentários: