sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Alepo, Rui Tavares e o "Público"



* Victor Nogueira

A propósito dum artigo do "historiador" Rui Tavares sobre Alepo e a intervenção da Rússia contra o Daesh, afirmando que é errado apoiar o Imperialismo Russo, pois deste modo se tornará a UE mais dependente dos EUA. E Rui Tavares termina o seu arrazoado deste modo: 

"Posso apenas lançar um alerta a todos aqueles que de forma bem-intencionada acreditam que aceitar o imperialismo russo é uma forma de limitar o imperialismo norte-americano. Considerem a possibilidade de estar enganados: historicamente, os imperialismos conviveram bem entre si desde que consigam dividir o mundo em esferas de influências. É isso que Putin quer e que Donald Trump lhe está disposto a dar. Isso não só tornará certas regiões do Leste europeu mais sujeitas ao poderio russo como não deixará de nos tornar a nós mais vulneráveis ao poderio dos EUA. Ficaremos menos, e não mais, independentes, e só escaparemos a este destino se formos capazes de reforçar e democratizar a construção da União Europeia.

Quanto àqueles que torcem deliberadamente para que Putin leve a cabo o seu plano, direi apenas que a sua co-responsabilidade moral pelo esmagamento de Alepo não será esquecida."


A Torta Chinesa, de Henri Meyer, publicada em 16 de janeiro de 1898 no Le Petit Journal, na França.

E EU COMENTO: Os imperialismos convivem bem uns com os outros ? E eu a pensar que a Conferência de Berlim, em 1885,fora uma tentativa de várias potências capitalistas partilharem "pacificamente" África, pois a América já Monroe decidira que essa era para os "americanos" dos EUA.Como aliás anteriormente fora partilhada a Ásia em detrimento da China. .O que não impediu o deflagrar das duas grandes guerras mundiais e muitas outras larvares desde então.

OPINIÃO

Alepo e nós

Como seria se tropas da UE, sob pretexto de perseguirem terroristas do ISIS que estão noutra parte do país, tivessem decidido bombardear as posições de Assad a população de Damasco com muito mais poder do fogo do que alguma vez tivessem usado na luta contra o terrorismo?


https://www.publico.pt/2016/12/02/mundo/noticia/alepo-e-nos-1753374

Sem comentários: