terça-feira, 24 de maio de 2016

Estado ou Governo?




O “Estado” poderia ser monárquico. A Constituição definiu a República como forma de Governo. Tirando isto, estou perfeitamente de acordo. A anterior “decisão” do PSD/CDS era majestática, como se o Governo fosse o Rei-Sol à sombra do qual se toleravam a Assembleia da República, o Presidente da República e os Tribunais. Ou como se Portugal fosse não um Estado e uma Nação independentes mas um Protectorado da União ou da Comissão Europeias, ao jeito da Duquesa de Mântua relativamente a Castela e Aragão.Aliás talvez tenha sido por isso que o anterior Governo do PSD/CDS aboliu os Feriados e as Comemorações da Restauração da Independência e da Implantação da República.





A expressão “pior a emenda que o soneto” surgiu quando um belo dia, uma pessoa procurou o malogrado MMB du Bocage com um soneto e pediu que o lesse e anotasse os erros. Mas, diz a lenda, Bocage não havia anotado nada. Tinha achado o texto tão ruim que nem valia a pena corrigir, porque a emenda seria pior do que o soneto.
Alterar ‘Governo de Portugal’ (soneto) para ‘Republica Portuguesa’ (emenda) é de um mau gosto institucional atroz. Mas de inocente nada tem. Esconde uma posição politica, republicanismo, estatismo, coisa publica, laicismo, socialismo, etc., etc.
Sinceramente neste caso prefiro o soneto ruim (Governo) à emenda (Republica). São duas coisas celularmente diferentes. Uma apela a propaganda mas é clara e evidente e outra é cobarde, dissimulada e esconde algo. Faz-me lembrar o “Bloco de Esquerda” que não passa da cartilha comunista, mas com muita cosmética ou a Coligação Democrática Unitária (CDU) que não é mais que Leninismo e Estalinismo na sua quinta essência.
Por vezes isto aborrece-me muito mas mesmo muito
Responder

  1. Enfim … Os documentos oficiais, desde 1910, passando pelo 28 de Maio de 1926 (visceralmente anti-comunista) e continuando post 25 de Abril de 1974, e as moedas e notas fiduciárias, até à entrada no “Euro” e “Moeda Única”, sempre tiveram a “inscrição” República Portuguesa, tirando o breve interregno dos últimos 4 anos e umas semanas do ´pretérito Governo PSD/CDS, liderado por Passos Coelho. Segundo o comentador Rui Devesa Ramos foram mais de 100 anos de “Socialismo”, “Leninismo e Estalinismo” em Portugal. Em maré de poéticos aforismos populares, é caso para dizer que “No melhor pano cai a nódoa”.



23 de Maio de 2016, 11:36

Por


Estado ou Governo?

A
s palavras devem ser usadas com sentido de precisão. Este rigor – cada vez menor – deve ser mais exigente quando se escreve ou fala no âmbito público e oficial.


O anterior Governo – creio que na esteira de precedentes formulações – entendeu que documentos oficiais e formulários da Administração Pública deveriam passar a usar um logótipo com a bandeira
http://blogues.publico.pt/tudomenoseconomia/2016/05/23/estado-ou-governo/

Sem comentários: