terça-feira, 10 de maio de 2016

Colégios privados financiados pelo estado e escolas públicas sem alunos

* Victor Nogueira

De facto o PS/Costa também está a defender "interesses": os da ESCOLA PÚBLICA universal e laica constitucionalmente definida. Deixando a quem não a quer frequentar a  "liberdade" de opção. Quanto às "privadas", sendo confessionais, é justo e defensável que sejam subsidiadas pelos óbulos e dízima dos "fiéis", sendo empresas capitalistas, com os "lucros" da sua actividade. "A  Deus o que é de Deus, a César o que é de César, ao Mercado o que é do Mercado dos "vendilhões"


Comentários in http://cronicasdorochedo.blogspot.pt/2016/05/pulha-ao-espelho


1. - Pois... "liberais" e "teocratas" do partido e da religião únicas ficaram  de candeias às avessas.  Cabe ao  Governo  defender a ESCOLA PÚBLICA democrática,  universal e laica constitucionalmente definida. Deixando a quem não a quer outro caminho a "liberdade" de opção. Com "liberalidade",  às "privadas", sendo confessionais, é justo e defensável que sejam subsidiadas pelos donativos, óbulos e dízima dos "fiéis" e "simpatizantes"; sendo empresas capitalistas, com os "lucros" da sua actividade no "mercado livre", não subsidiado. "A Deus o que é de Deus, a César o que é de César, ao Mercado o que é do Mercado dos "vendilhões".


2. -  É natural que as  Igrejas, sejam as Católicas, as Cristãs Evangélicas ou Reformadas, as Maometanas ou as Judaicas, entre muitas outras,  tenham escolas confessionais onde os "valores" defendidos e propagados sejam os que "defendem" e "catequizam".. É natural que haja quem queira fundar escolas com fins lucrativos, 

Mas cabe perguntar: quer umas quer outras devem ser subsidiadas pelo Estado e pelos impostos da generalidade dos cidadãos ? E a "frequência" de escolas públicas de "Excelência" maior ou menor não terá muitas vezes subjacente uma "opção" (ideológica) de classe  - nada de misturas com a ralé e o pé descalço ? Isto no que se refere aos ensinos básico e secundário. Porque se formos às "privadas" Universitárias, é verdade que muitas vezes muitas vezes serão apenas máquinas de fornecimento de cursos a granel a troco de elevadas mensalidades ? 

E põe-se em relação a elas  a questão da "Excelência", para lá dos fumos de corrupção noticiados ela imprensa. Na verdade foram subsidiadas com sacrifício dos pais de não poucos alunos, convencidos que o "canudo".assim obtido abriria as portas de bons empregos e seria a passadeira para uma ascensão social.  Mas eram na sua maioria cursos de lápis e papel, que não exigiam investimentos avultados em laboratórios e oficinas como os de engenharia ou  medicina. "Negócio" é "negócio"  e  "lucro" garantido e rápido não se compadecem com elevados investimentos a prazo, como aliás sucede com a Saúde nas "privadas"


http://blogues.publico.pt/tudomenoseconomia/2016/05/10/e-tao-facil-ser-liberal-quando-o-estado-paga-tenca/#comment-20855



Publicado a 04/11/2013
Colégios privados financiados pelo estado e escolas públicas sem alunos  «Verdade Inconveniente» é uma grande reportagem da jornalista Ana Leal, com imagem de Gonçalo Prego e montagem de Miguel Freitas.

Sem comentários: