sábado, 31 de janeiro de 2015

Eles dizem que "prestam contas ao eleitorado"

* Victor Nogueira

Eles dizem que "prestam contas ao eleitorado". Mas sendo certo que na trindade ps(d)cds prometem para mal encerradas as urnas, com o voto no papo, fazerem o contrário e assim em alterne ps(d) com a bengala do cds. Então o chamado "pai" da democracia, incontinente verbal, já se ufanou por escrito em alentada entrevista a Maria João Avillez que em 1975/76 defendera o socialismo apenas pk de outro modo não teria votos ! 

A diferença entre o "democrata" senhor silva segundo jardim e os anteriores é que este é um desajeitado que se presta a ser o bombo da festa. Um, "animal feroz", deslumbrou-se com as beijocas a Merkel e abraços ao Sarkozy e outro com a Quinta da Coelha e o cargo de "venerando Chefe de Estado"

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

A DIREITA E O PS - OS EFEITOS PERVERSOS DA VITÓRIA DO SYRIZA EM PORTUGAL

* Victor Nogueira

1. Mas ... ao fim de 46 anos (4 anos de ASP e 42 de PS, 41 dos quais depois de Abril) ainda há quem acredite e defenda que o PS, (blindado como está à esquerda) fará parte da solução qd ele é um dos grandes problemas, sejam quais forem as direcções e secretários gerais em funções ?
O PS que impediu o referendo dos sucessivos tratados europeus e que com o psd/cds assinou o Memorando e o Pacto Orçamental ? O PS que estendeu a mão à tríade Cavaco/PSD/CDS qd da crise Gaspar/Portas (isto é, PSD/CDS), permitindo que estes prosseguissem o o seu programa ?
Perante a derrota do PSD/CDS nas últimas eleições (europeias), não foi o Tó Costa do PS (o tal que após a derrota nas eleições autárquicas não havia posto em causa o Tó Zé Seguro) e que inventou as diversões da "abertura" a "simpatizantes" e das "candidaturas" a 1ª Ministro, com o mesmo objectivo ? E não anda Cisco Assis e quem representa como sempre afobado a alianças "naturais" com o psd, os tais do centrão com a bengala sempre prestimosa ao baila-rico do alterne ?

2. DFS não contra-argumenta, limita-se a afirmar que eu estaria a usar de desonestidade intelectual e falta de rigor. E sem fundamentar, afirma que "a nossa esquerda ao longo destes quase 41 anos não deram mostras de grande capacidade ..." e fala em "fundamentalistas" e em "questões de fé". Meros jogos de palavras.
Porque a "esquerda" de que Santana parece falar e não poucos defendem tem demonstrado nestes quase 41 anos uma grande capacidade: a de sistematicamente enganar o eleitorado com falsas promessas de pisca pisca à esquerda e, encerradas as urnas, efectuar estrondosas viragens à direita, como aquelas de ter sempre recusado alianças à Esquerda, aliando-se ao psd/cds para sucessivas revisões constitucionais que abriram caminho à recuperação capitalista depois do susto de 1974/75, para além do que referi no comentário anterior.
Em matéria de fé não há quem bata os que ano após ano afirmam ser o PS a “solução” imprescindível para a saída da crise e, sobretudo, para o derrube do capitalismo, de quem acredita ser possível arrastar o PS e presentemente o Tó Costa para “renegar” o passado cada vez mais à direita do PS
Mas a culpa não é do PS, tadinho, eleição atrás de eleição cheio de boas intenções, a responsabilidade, segundo Santana e Afins, é da "nossa" esquerda, uma incapaz, o que demonstra um grande rigor de análise e sólida argumentação. Porque o que está de facto em causa e “debate” é o conteúdo do texto de Correia Pinto.
COMENTÁRIOS EM http://politeiablogspotcom.blogspot.pt/2015/01/os-efeitos-perversos-da-vitoria-do.html

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

em torno das eleições gregas

só para que conste. é de uma certa esquerda que partem os maiores ataques à enorme vitória do povo grego. é triste mas é verdade. 'vão dar banho ao cão'. kamrades'.
Gosto ·  · 
  • João Afonso Luz Que esquerda é essa que ataca a vitória do Syriza?
  • Miguel Tiago Isso vindo de quem passa a vida a atacar a esquerda em portugal, oh Pina...
  • Ricardo Jorge Mateus Pina por aqui o pcp. as pessoas ligadas ao pcp.joão. e quem é que passa a vida a atacar a esquerda em portugal? tb. não exageremos. miguel.
  • Fernandes Jorge Qual esquerda?
  • Ana Antunes O PC é, ainda hoje, para "alguma esquerda" o papão 
  • Ana Antunes A única coisa que tenho visto é a UE a fazer ameaças disfarcadas de "diplomacia".
  • Maria Matos Verdade Ricardo!!!
  • Fernandes Jorge Leiam em vez de debitar asneiras
  • Ricardo Jorge Mateus Pina estou no face e a falar da opinião de amigos comunistas. mas já agora: a opinião oficial releva somente a derrota da política de austeridade. o pior cego é aquele que não quer ver. ou perceber.
  • Carlos Cascalheira Ricardo ainda havemos de falar do assunto. O primeiro passo está dado com a escolha do aliado. O tempo geralmente não perdoa na clarificação. Já viste as pastas que couberam a direita? São pouco exigentes são.
  • Ricardo Jorge Mateus Pina claro falaremos. mas é uma grande vitória de um povo amarfanhado. vamos dar tempo ao tempo.
    26/1 às 19:45 · Editado · Gosto · 3
  • Fernandes Jorge Eu seja ceguinho se não foi isso mesmo que percebi... e que continue ceguinho se não será a única coisa positiva das eleições na Grécia. De resto... ai ai... as coisas que vou ouvir daqui por uns tempos...
  • Maria João Luz O que pensas da coligação.
  • Ricardo Jorge Mateus Pina não conheço o outro partido. não se podiam coligar com mais ninguém. o kke recusou há muito. os outros eram a favor da austeridade. a extrema direita foi recusada e combatida pelo syriza desde sempre. iam abdicar? o que pensaria o povo? espero para ver.
  • Maria Teixeira mas também há uma parte dos esquerdistas a dizerem que perdeu o Bloco e o PCP !!!!! (deve ter sido por correspondência, ou procuração) ... há de tudo aqui na rede. é por isso que isto rivaliza muito com a farmácia e até faz poupar na conta da dita cuja. democracia basista é assim: cada um diz o que lhe apetece e não valerá a pena andarmos à porrada uns com os outros com tanta paulada bem dada para acertar. somos todos Gregos! Avante Grécia!
  • Albertino Ferreira Vc não percebe nada e deturpa... É só preconceito. Trate do Yoda... E, enquanto o gato ainda tem paciência para si, mostre lá o comentário em que referiu a votação do PASOK e confrontou os socialistas com ela?
  • Ricardo Jorge Mateus Pina não percebo nada e deturpo? tu, pelo contrário, mereces um prémio de compreensão; desde que sejas o único concorrente. mesmo assim não sei se ganhavas...
    26/1 às 21:09 · Editado · Gosto · 1
  • Albertino Ferreira Está bem, já que queres ir por aí, a ti ganho de certeza. Entretanto, porque não tens para o mostrar, nem sequer pesaste nisso, elabora lá o comentário sobre a votação do PASOK. Não é um partido qualquer. É o que dirige a Internacional Socialista, entre outras coisas. E pede aos socialistas para comentarem.
  • Albertino Ferreira Pois é, convidado a confrontar o PS recolheu logo as garras. Essasutiliza-as para outros lados....
  • Ricardo Jorge Mateus Pina claro que é uma grande derrota para o pasok e para a internacional socialista.
  • João Afonso Luz Ricardo Jorge Mateus Pina, não acredito que não conheças os Gregos Independentes - cisão da Nova Democracia, nacionalistas, xenófobos, conservadores. E também não acredito que aches que o Syriza não tivesse alternativas para fazer uma coligação?
  • Ricardo Jorge Mateus Pina já fui ver os gregos independentes. a única explicação possível para a coligação é serem anti-austeridade e contra o sofrimento do povo grego. esperemos para ver. qual era a outra hipótese o kke com a exigência da saída da nato e do euro? pelo que me apercebo nem o pcp é tão radical neste momento (mas posso estar enganado).
  • João Afonso Luz Mas se não estão disponíveis para a "radicalidade" de sair da NATO e do euro, essa esquerda radical podia pelo menos ter escolhido como parceiros os sociais democratas do potami.
  • Ricardo Jorge Mateus Pina certo. essa é uma questão que me ultrapassa neste momento. só eles saberão o porquê. esperemos. radical em grego é raiz. patriotismo em tempos difíceis. é de reparar no primeiro acto oficial: a homenagem aos duzentos resistentes/comunistas fuzilados em 1944. os gregos sentem-se humilhados precisam de resistir. fundamental, por agora, era não defraudar o povo e governar.
  • Albertino Ferreira Pois é pena que o Syriza não seja "tão radical" assim. Afinal quer comportar-se muito bem na Nato e no Euro. Que mudança é que pode sair daí, importa-se de explicar? Ou o meu caro defende que, se for feito pela ND e pelo PASOK é mau, mas se for pelo Syriza já é aceitável? Tenha lá paciência. Continua a esquecer-se do To Potami. Não dá para esconder. As decisões do Syriza são muito más, muito mau sinal. Mas é claro, não é para já arrumar a questão por completo. Entre outras coisas, a ver vamos como o os trabalhadores e o povo grego irão agir.
  • João Afonso Luz Ricardo, as eleições gregas demonstram aspectos muito interessantes e, em alguns aspectos, contraditórios. Por um lado, a derrota das forças da austeridade e da troika, a vitória do Syriza enquanto força que contesta a austeridade e se propõe discutir na Europa outras soluções (sem pôr em causa a própria UE e o euro), a subida de votos, percentagem e deputados do KKE, força revolucionária dos trabalhadores gregos que defende a ruptura com o sistema capitalista e os seus instrumentos político-institucionais. Por outro lado, o peso ainda significativo da Aurora Dourada, 3ª força política mais votada, os Gregos Independentes, a direita nacionalista no Governo pela mão do Syriza. A vitória do Syriza, o carácter democrático do seu projecto, sendo dados importantes e relevantes no contexto europeu, não chegam para alimentar a excitação que vejo em alguns. Para mim, era preciso que fossem à raiz, à raiz do problema, colocassem em causa os fundamentos e alicerces do capitalismo grego e europeu, propusessem uma alternativa.
  • Ricardo Jorge Mateus Pina é um rombo no sistema neoliberal. não te esqueças da génese do syriza. muitas das suas bases são organizações autónomas anti-capitalistas e revolucionárias. veremos se nasce algo de novo. uma nova forma de impedir esta enorme vitória dos mercados. uma discussão mais profunda ideoligicamente não me parece possível neste momento.o aumento do kke é de saudar. mas um partido perto dos 6% e que não defenda a acção revolucionária violenta pouco pode fazer para além da defesa de lutas operárias localizadas. neste momento a realidade é que os trabalhadores da europa do sul, e não só, perdem direitos e dignidade todos os dias. isto apesar da luta dos partidos comunistas.
  • Nuno Pereira é mesmo !! juntaram a voz, a Lagarde, e outros.. merda vou rever o meu voto..
  • Albertino Ferreira Ah, sim, Ricardo Jorge Mateus Pina porque considera radicais as propostas para sair do euro e da Nato, mas não, ao que parece, as propostas para ficar nesses lados?
    21 h · Gosto
  • 20 h · Gosto · 1
  • Ricardo Jorge Mateus Pina não te estiques comadre. boa noite
    20 h · Gosto
  • Victor Barroso Nogueira Eh pá, Comecei a ler os comentários mas fiquei a meio. Bem, mas indo aos finalmente: as posições do PCP são as que emanam dos seus organismos dirigentes a vários níveis. Como haverá militantes que não visitam o site oficial do PCP nem consultam / lêem os seus órgãos nacionais de comunicação como o Avante e o Militante ... Mas quem não conhece os documentos do PCP nem lê a sua imprensa e se fica pelas redes sociais e pelos órgãos de "reverência" por vezes mete água e contribui para a desinformação.

    Até ao momento, independentemente das reflexões sempre admissíveis, a posição do PCP sobre os resultados eleitorais na Grécia foi expressa pela voz de João Ferreira: " O PCP considera que os resultados das eleições gregas representam uma derrota dos partidos que, ao serviço do grande capital, têm governado a Grécia e que, com a União Europeia, são responsáveis pela política de desastre económico e social que tem sido imposta ao povo grego – traduzindo-se na redução da percentagem conjunta agora obtida pela Nova Democracia e pelo PASOK."

    TEXTO COMPLETO EM 

    O PCP considera que os resultados das eleições gregas representam uma derrota dos partidos que, ao serviço do grande capital, têm governado a Grécia e que, com a União Europeia, são responsáveis pela política de desastre económico e social que tem sido imposta ao povo grego – traduzindo-se na reduçã…
    PCP.PT
  • Ricardo Jorge Mateus Pina é uma rede social. referia-me às opiniões aqui expressas. mas a verdade é que o pcp, como sempre, não fala da vitória. fala da derrota. como se os que ganharam não existissem. c'est la vie.
    17 h · Gosto · 1
  • Victor Barroso Nogueira Ricardo Jorge Mateus Pina O PCP fala da derrota do PASOK e da NOVA DEMOCRACIA e das forças económicas que eles servem e as declarações de João Ferreira, que deves ter lido até ao fim - ou não, Ricardo? - referem a vitória do SYRIZA

    " A rejeição do rumo de empobrecimento e de desastre económico e social, e a vontade de mudança de política traduziu-se na vitória do SYRIZA que foi a força política mais votada. "

    Até ao momento há uma vitória eleitoral que poderá ou não conduzir a uma vitória sobre a União Europeia do Grande Capital. A questão para o KKE e não só é como alcançar essa vitória. Com o SYRIZA, uma coligação de 11 partidos cujos projectos políticos nem sempre serão coincidentes ?

    Será suficiente o menor denominador comum que os une ? Ou a União Europeia do Grande Capital irá utilizar o máximo divisor comum ? Note-se que o KKE já disse que aprovará todas as medidas que não contrariem o seu programa e contribuam para a melhoria das condições de vida do povo grego.

  • Victor Barroso Nogueira Ricardo Jorge Mateus Pina A posição do KKE sobre as eleições está aqui expressa. E bem sei que na vida real e nas redes sociais não há grande disposição para ler documentos extensos, ficando muitos pelo TITULO das notícias e, qto muito, pelo LEAD- "C'est la vie", mon ami Ricardo 


    resistir.info is a portuguese web site of political analysis
    RESISTIR.INFO