sábado, 9 de outubro de 2010

Arraial | Arraial ! Por El Rey de Portugal



* Victor Nogueira
.
.
Em 5 de Outubro o senhor Duarte Pio e seus apoiantes reuniram-se em Guimarães, não para comemorar o centenário da República mas sim para reclamar a restauração da Monarquia e comemorar o Tratado de Zamora, que marcaria o início da existência de Portugal como reyno autónomo. E por entre vivas ao senhor Duarte Pio, este deu uma de política defendendo a superioridade da Monarquia, da sua tolerância e do rey hereditário com o trono passando de pai para filho e uma de cultura citando entre outros Eça de Queiroz. Este senhor Duarte Pio de história ou pouco sabe ou recorda apenas aquilo que lhe convém!
.
Este senhor considerou na altura um "horror" o livro de Saramago, considerado uma ofensa aos sentimentos católicos "O Evangelho segundo Jesus Cristo", não porque o tivesse lido mas porque lho haviam dito. Mais contundente é "A Reliquia" de Eça de Qeiroz, que não sendo comunista tinha ideias socialistas. Era pois na sua juventude um iconoclasta subversivo, e um dos implicados nas Conferências do Casino, em 1871, proibidas pelo Marquês de Ávila e Bolama, proibição sancionada pelo Rey e Senhor D. Luiz.
.
Com efeito as Conferências veiculavam ideias que eram tidas por perigosas como a República, a Democracia e o Socialismo.
.
O senhor Duarte Nuno quer ser Rey de Portugal, entendendo ele que o Rey e os herdeiros estão melhor preparados para governar que Presidentes da República vindos da ralé e do pé descalço, com cheiro a suor. E para defender a sua dama vais buscar os países nórdicos. Vá lá, parece que não se lembrou de Juan Carlos de Bourbon rei de Espanha por Graça de Franco, o qual era caudilho pela graça de Deus ! Esqueceu-se de repúblicas como a Alemanha, a França, a China, os Estados Unidos ...
.
O Senhor D. Carlos poderia ter sido um grande artista ou cientista, mas esteve condenado a ser rey, governando em ditadura de mãos dadas com João Franco. E, para além de deixar o país endividado, de ter sido forçado a aceitar o Ultimatum Inglês, tinha um profundo desprezo pelo Povo, referido-se a Portugal como a choldra!
.
E para além dos escândalos financeiros em que a Casa Real esteve envolvida, deixou D. Carlos um país na bancarrota!
.
Mas quanto ao candidato ao trono, nem todos os monárquicos apoiam a Causa do Senhor Duarte Pio, antes preferindo um outro cidadão. Mas ambos são descendentes de D. Miguel ! Quem era D. Miguel ? Irmão de D. Pedro, que proclamou a independência do Brasil e de que foi imperador e, num acto incestuoso combinou o casamento da sua filha D. Maria com o tio. Tendo jurado a Carta Constitucional, tornou-se perjuro em conluio com a mãe, D. Carlota Joaquina, pretendendo governar como ditador! Foi também o responsável por uma sangrenta guerra civil, apoiado pelas forças mais reaccionárias responsáveis por crimes e violências sobre os liberais !
.
Voltando ao Tratado de Zamora, D. Afonso Henriques alargou o território do Condado Portucalense em guerras de saque, carnificinas e rapina aos mouros, muito mais tolerantes e civilizados que os bandos de malfeitores que o apoiavam, cruzados incluídos. E quanto a probidade e honradez, Afonso I "arrancou" ao Papa Alexandre III o título de Rex em troca dum tributo anual, compromisso que deixou de cumprir.
.
Quanto à superioridade moral da monarquia e dos reis, encontramos ao longo da História de Portugal reis perjuros, carregados de bastardos, amantes de freiras, loucos, assassinos (como Afonso IV, Pedro I, João II), e quanto aos nobres, esclavagistas e traficantes de escravos  (como Henrique o Navegador) (2), mais ligados a Castela que a Portugal, como sucedeu em 1383/85, em 1580 e 1640. Portanto, nada patriotas ! Reis comprometidos com a Santa Inquisição, suas perseguições e crimes, tudo para maior glória de Deus e do Rei (1)

E sendo os monárquicos muito viris, não sei como encaram a homosexualidade de Pedro I,  João VI ou o lesbianismo de D. Amélia. (3). Isto para não falar nesse misterioso D. Sebastião que antes de morrer nas areias do Norte de África andou a espreitar para dentro dos túmulos dos seus avoengos.
.
Para finalizar, a monarquia é um anacronismo, pois assenta na crença da superioridade duma camada social, a dos reis e nobres, sobre todas as outras, e numa violência, que é forçar uma criança a ser rei em detrimento doutros interesses e campos profissionais !
.
Dedique-se pois o senhor Duarte Pio a cultivar as suas herdades e a cuidar dos seus palácios, de que tira bastos rendimentos como em Vila Viçosa. E nos tempos livres vá estudando a História de  Portugal, não aquela destinada ao delfim (Ad usum Delphini), mas a outra, a do Povo ! Quanto à pretensa gata borralheirice actual, não consta que os/as consortes oriundas da "plebe" sejam mendigos ou sem abrigo, antes plebeus ou plebeias com bolsa bem recheada!
_____
.
(1)

Reis da 1ª dinastia - Reis e Rainhas de Portugal

Reis de Portugal

 (2)

racismo.escravatura

Casa dos Escravos - Infopédia


(3)
.
.

Sem comentários: