terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Em conversa com os meus botões (6) - Recordar o que é?

.
.
* Victor Nogueira

Recordando


Não preciso da tua fotografia para me recordar de ti ou para me comover ou enternecer ao pensar em ti. Não é preciso que os outros saibam que eu me lembro de ti. E não me recordo de ti por causa da fotografia. Lembro me de ti quando arrumo o armário da sala e vejo os frascos que me deste. Ou quando abro o porta moedas e encontro o pequeno canivete. Ou quando moo o café. Ou quando reparo no colorido boneco do negro tocando trompete. Ou quando vejo a saboneteira, ao utilizar o lavatório. Recordo me de ti quando barro o pão com o doce que confeccionaste e me deste e que está no fim. Ou quando visto a camisa de flanela aos quadrados. São marcas tuas, a partir das quais, conforme o dia, nascem outras recordações, enquanto para mim tiveres qualquer significado.


(...) Olho para a saboneteira e lembro me de Sines e da casa cheia de sol e do corredor com "azulejos". Vou a Sintra e no jardim lembro me que estivemos lá: "Estive aqui com [ela]" E lembro me do Seixal e dos cafés barulhentos e da primeira vez que foste a minha casa. Ou recordo a vez em que fomos à Covilhã ou a Santarém ou Silves ou que fui ter contigo a Bragança, com o Rui Pedro, tu já de roupão pois pensavas que eu já não apareceria. Recordo me das vezes em que me apeteceu ficar contigo até de manhã, mas em que não fiquei porque não queria que as pessoas falassem de ti. (M. - século XX )


1 comentário:

De Amor e de Terra disse...

Recordações nostalgicamente tristes de Amor que acabou cedo demais!
Mas delas também se pode viver...
Sei o que digo!

Bj

Maria Mamede