domingo, 2 de dezembro de 2007

Em conversa com ... (4) TODO O MUNDO e NINGUÉM


* Victor Nogueira
.
Estive a reler os poemas da Neide, «exilada» nos antípodas. «Conheci» a Neide com outro nome (nick), na net (ali só um louco entra com o nome verdadeiro). E hoje por acaso reencontrei o site dela (mudara de servidor) ao procurar algo no meu PC para o Ao Sabor do Olhar.
.
Reencontrei a Neide
, com quem conversei muitas vezes teclando, para quem telefonei algumas vezes para o outro lado do mar longínquo (nas salas de chat às vezes somos assim - telefonamos a um/a amigo/virtual que vive no outro lado do mundo, que nunca veremos, e ficamos contentes por nos ouvirmos). A Neide escreve muito bem, a Neide que me mandou fotografias dela e dela orgulhosa com os filhos, não sei se realizará alguma vez os seus dois grandes sonhos - encontrar o Amor e voltar a Portugal.
.
Eu sei que não voltarei a Angola e que não tenho Pátria, porque Portugal nunca foi, não é e nunca será a minha terra, e de repente comovo-me - a verdade é choro - mas logo seco as lágrimas, por tudo o que perdi, pelos caminhos que não segui.
.
.
____________
.
Gravura -A Internet se parece com um dente-de-leão.
.
Da redação
03/09/2007

«Este é o mais novo mapa da Internet, gerado por uma série de novos algoritmos desenvolvidos por cientistas da computação da Universidade de San Diego, Estados Unidos. Ao invés de um emaranhado de pontos e linhas, como a maioria dos mapas anteriores, o resultado agora se parece com uma delicada flor. Nada melhor para expressar o incrível florescimento da Internet.

Mapa da Internet

O objetivo não era gerar uma imagem precisa, mas criar um mapa capaz de reter a características principais da rede em um gráfico que deixasse uma possibilidade mínima de visualização inteligível.

Os pesquisadores também não estavam querendo criar arte. Os mapas sobre as conexões da Internet são essenciais para uma série de pesquisas, incluindo medidas de segurança e otimização do tráfego dos dados. "Nosso trabalho permite aos cientitas da computação experimentar com uma grande quantidade de gráficos aleatórios que expressam as características da Internet," explica a pesquisadora Priya Mahadevan. (...)

in

Inovacao Tecnologica

Sem comentários: